As relações entre docência e práticas artísticas são abordadas por Daniela Clemente de Oliveira no livro Artista-Professor – Metodologias de ensino em arte. Ela é mestre em Artes pela Universidade do Estado de Minas Gerais e Bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação) da Universidade Federal de Minas Gerais. A obra é mais uma publicação da Universidade Estadual de Montes Claros por meio da Editora Unimontes disponível gratuitamente no site www.editora.unimontes.br.
O livro de 156 páginas apresenta metodologias de ensino criadas pelos artistas Guignard, Joseph Beuys, Cláudia Renault, Daniela Goulart, Marco Paulo Rolla e Sara Ávila, nas práticas docentes que adotam para a formação su¬perior e livre em arte.
Daniela Clemente de Oliveira conta que “o princípio que norteou o estudo foi o potencial de ser, o artista-professor, um sujeito que possui saberes vindos da experiência em arte”. De forma que, para além da formação acadêmica, o artista-professor elabora conhecimentos pela relação estabelecida entre “o fazer/criar e a reflexão sobre aqui¬lo que se produz”.
Os artistas presentes no livro são pessoas de conhecimentos sensíveis, capazes de particularizar o ambiente na formação em arte. “Assim como são múltiplos os saberes dos artistas, em função do complexo processo de criação em arte, múltiplas também se apresentaram as suas metodologias”, reflete a autora na Apresentação.
Artista-Professor – Metodologias de ensino em arte pode ser acessado no link
Pertencente à Universidade Estadual de Montes Claros, a Editora Unimontes fica no segundo andar do Prédio 4, no campus-sede.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)