GIRLENO ALENCAR
Mesmo com o distanciamento social na pandemia, medida necessária para conter a transmissão do novo coronavírus, está confirmado o cronograma da Semana Nacional de Museus/2021. O evento chega à 19ª edição, com atividades previstas entre para acontecer até 21 de maio. O Museu Regional do Norte de Minas, vinculado à Unimontes, deu início ontem, a programação remota especial, com exposições virtuais, palestras, documentário e posts temáticos em suas redes sociais para a interação com o público. O tema oficial em 2021 é ‘O Futuro dos Museus: recuperar e reimaginar’, que sugere a reflexão sobre o futuro destes espaços de preservação da história e da cultura. Segundo o diretor do MRNM, professore José Roberto Lopes de Sales, a programação será totalmente gratuita e há opção de entrega de certificado.
Além de destacar o trabalho dos profissionais convidados, a historiadora do Museu, Karine Dias, adianta que o evento dará espaço também para o acervo próprio, com ênfase a detalhes sobre os 59 anos da Unimontes, comemorados em 24/5. O MRNM é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade. O cronograma do MRNM/Unimontes começou com a exposição virtual “O Meio Ambiente na Arte: Sustentabilidade e Tecnologia”, com obras de Sara Dinizz e Marly Gribel. Os trabalhos serão apresentados no Facebook e no Instagram oficiais do Museu. As artistas plásticas apresentam obras sustentáveis, uma maneira crítica de denunciar os avanços nas agressões ao meio ambiente nos dias atuais. Sara apresenta 10 peças entre esculturas e telas, enquanto Marly traz faianças (cerâmicas com técnica portuguesa) e também telas.
No dia seguinte (18/5), às 19h30, o professor doutor Paulo Henrique Dias Costa é o convidado do MRNM para destacar a comemoração especial na data: Dia Internacional de Museus. Ele é pesquisador e docente do Departamento de Artes da Unimontes, com atuação no curso de Teatro.
Para amanhã, às 17h, também nas redes sociais do MRNM, o fotógrafo Lucas Carvalho traz ao público sua primeira mostra autoral: “A Simplicidade Intrínseca na Mineiridade”. Natural da histórica cidade de São João Del Rei, ele apresenta registros do cotidiano mineiro, entre paisagens e pessoas, especialmente dos ambientes rurais. A programação continua na quinta-feira (20/5), às 19h30, com mais uma edição do encontro online do Grupo de Leitura. Coordenado pelo professor doutor Márcio Jean Fialho de Souza, do Departamento de Comunicação e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGL), o evento neste mês analisará a premiada obra ‘Não Verás País Nenhum’, do escritor e jornalista paulista Ignácio de Loyola Brandão, também imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL).
No encerramento, sexta-feira (19h), pelas redes sociais, haverá uma ação especial do Museu da Unimontes com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG), com a exibição do documentário ‘Inventário Cultural de Proteção do Rio São Francisco’. Ao longo da semana, haverá ainda interação nas redes sociais com a equipe do Museu: Jefferson Juneo (mediador) e Jaques Fróis (assistente de exposições).
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)