Projeto estruturante de pesquisa e inovação é financiado com recursos da Fapemig: R$ 2,177 milhões
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) contará com um conjunto inovador de laboratórios dedicados à pesquisa, inovação e soluções tecnológicas, que serão instalados dentro de contêineres, abertos à comunidade acadêmica, no campus-sede. Começa a ser implantado neste mês de setembro o Circuito de Conhecimentos, financiado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com investimentos totais previstos de R$ 2,177 milhões.
A estrutura constitui um centro integrado de tecnologia, inovação e divulgação científica, com o objetivo de contemplar todas as áreas do conhecimento e promover o desenvolvimento de projetos inovadores e soluções tecnológicas para diferentes setores. Além de fomentar a divulgação científica, a iniciativa visa criar um ambiente propício para a troca de saberes e a inovação tecnológica.
O projeto do Circuito de Conhecimentos é coordenado pelo professor Daniel Coelho de Oliveira (pró-reitor adjunto de Pós-Graduação da Unimontes) e pela professora Cristine Martins de Matos, diretora do Centro de Educação a Distância (CEAD). Eles destacam que o espaço será um ponto de encontro entre tecnologia de ponta e saberes tradicionais, proporcionando um ambiente único para a inovação e a troca de conhecimentos.
Os contêineres com os laboratórios serão instalados em um espaço próximo ao prédio 1, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, destaca a importância da iniciativa como um projeto estruturante para a pesquisa e inovação da universidade, que beneficiará toda a comunidade acadêmica. Ele lembra que o Circuito de Conhecimentos contará com laboratórios multiuso, que poderão ser utilizados por pesquisadores, professores e acadêmicos de diferentes áreas do conhecimento ao mesmo tempo.
O vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha, ressalta que o projeto amplia as oportunidades de captação de mais recursos para projetos de pesquisa e inovação por parte dos professores e pesquisadores da universidade. Desta forma, contribui diretamente para o avanço científico e tecnológico da instituição, repercutindo na melhoria da qualidade do ensino e difusão do conhecimento.
O centro avançado contará com oito contêineres (oito laboratórios multiuso), com previsão de inauguração em março de 2025. Na implementação dos projetos do novo centro de pesquisa e inovação, a Unimontes buscará parcerias com outras instituições, entre as quais o Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), a Subsecretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) de Minas Gerais, e a Receita Federal do Brasil.
O professor Daniel Coelho de Oliveira destaca que o Circuito de Conhecimentos funcionará como um “espaço aberto”, onde professores de diferentes cursos poderão ministrar aulas e difundir os conhecimentos. Desta forma, a unidade vai integrar o conhecimento de base tecnológica com os saberes tradicionais.
“Além de aproximar o público da ciência, o Circuito de Conhecimentos será um espaço propício para a inovação e o desenvolvimento de novas ideias. A proposta é que o projeto seja uma ponte entre o conhecimento científico e a sociedade, estimulando a curiosidade e a criatividade. a integração de saberes tradicionais com a tecnologia de ponta é um dos maiores diferenciais do Circuito de Conhecimentos”, afirma o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação da Unimontes.
A professora Cristine Matos afirma que professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos da universidade poderão agendar horários para o uso dos laboratórios nos contêineres. “O agendamento do uso dos laboratórios poderá ser feito de maneira rápida e simples, pelo sistema online”, explica.
Ela informa ainda que, dentro do projeto, um dos laboratórios que fazem parte do Circuito de Conhecimentos foi instalado provisoriamente no Cead, no prédio 7 do campus-sede. O espaço é dedicado à produção de podcast e vídeocast e já pode ser utilizado por toda a comunidade acadêmica.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)