Unimontes empossa 52 servidores classificados no concurso público para o HU - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Unimontes empossa 52 servidores classificados no concurso público para o HU

A unidade presta assistência a uma população de cerca de 1,8 milhão de pessoas de todo o Norte de Minas, sendo referência em diversas áreas da saúde

Novos servidores vão reforçar o quadro de pessoal do Hospital Universitário Clemente de Faria (HU Unimontes), em Montes Claros, referência no atendimento em toda a região Norte do estado.

Nesta manhã o reitor em exercício da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha junto do superintendente do HU Unimontes, professor Iuri Simões Mota participaram da solenidade de posse que aconteceu no Auditório do hospital com presença da diretora Administrativa, Denise de Oliveira Lima; do diretor Acadêmico, Henrique Andrade Barbosa; da diretora de Enfermagem, Suelen Santos Ferreira; do diretor da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), professor Frederico Bida de Oliveira.

O reitor em exercício da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha saudou os presentes e lembrou que o HU Unimontes além de seu papel de assistência é um hospital-escola.  “Sejam todos muito bem-vindos à Unimontes e ao Hospital Universitário! A área da saúde é muito dinâmica e tem se destacado por um desenvolvimento em busca de soluções indispensáveis para o atendimento da população e nesse contexto, é importante compreender que talvez aquele que o fazia e bem, hoje é preciso fazer melhor e para fazer melhor é preciso estar aberto à aprendizagem, as novas tecnologias, as novas metodologias. E aqui no HU Unimontes, vocês encontraram um corpo de profissionais de saúde muito bem habilitado para propiciar essas atividades de aprendizagem para todos”.

Já o superintendente do HU Unimontes, professor Iuri Simões Mota também falou aos novos servidores sobre a importância do espírito de equipe existente no hospital. “Cumprimento aos novos servidores nesse dia especial para todos nós do Hospital Universitário, porque representa um reforço mais do que importante, mais do que relevante para nossa equipe. A vocês novos servidores que iniciam efetivamente uma história no HU Unimontes, uma história com certeza que será muito exitosa e é com esse sentimento de entusiasmo que recebemos todos vocês. Sejam muito bem-vindos, para nós realmente é sinônimo de uma equipe que cresce e se torna mais forte, porque nosso pensamento contínuo é de equipe, de trabalho coletivo”.

Os atos de nomeação, assinados pelo governador Romeu Zema, foram publicados no Diário Oficial do Estado no dia 13 de março de 2024 para preencher as vagas nos cargos de analista universitário da saúde, analista universitário e de técnico universitário da saúde foram viabilizadas após articulação da gestão superior da Unimontes com a Seplag-MG.

O objetivo das nomeações, efetivadas por intermédio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag – MG), é atender as demandas e melhorar a estrutura de funcionamento do Hospital Universitário HU Unimontes, que realiza atendimento gratuito, bancado 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade presta assistência a uma população de cerca de 1,8 milhão de pessoas de todo o Norte de Minas, sendo referência em diversas áreas da saúde. O HU-Unimontes realiza cerca de 550 mil procedimentos médico-hospitalares por ano, com pronto-socorro 24 horas.

As vagas preenchidas se referem ao concurso público regido pelo Edital nº 001/2018, realizado em 2018. O prazo de vigência do concurso, que terminaria em janeiro de 2024, foi prorrogado até janeiro de 2026.

O enfermeiro empossado, Ricardo Soares de Oliveira falou do momento especial vivido neste dia. “Para mim é uma satisfação muito grande estar aqui no HU Unimontes, tomando posse nesse concurso. Era um sonho nosso desde 2018 e nós temos que agradecer muito a essa gestão do reitor Wagner de Paulo Santiago e do vice-reitor, Dalton Caldeira que junto da diretoria do Hospital lutaram por essa posse. Então, graças a Deus, tenho o prazer de dizer que a partir de hoje eu sou servidor efetivo da Universidade Estadual de Montes Claros”.

Hospital Universitário HU Unimontes

O Hospital Universitário Clemente de Faria (HU Unimontes) oferece assistência 100% gratuita, bancada exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo a toda a população da região Norte de Minas Gerais, além de receber pacientes do sul do estado da Bahia. São disponibilizados 157 leitos.

O HU-Unimontes conta com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica, UTI adulto e um Pronto Socorro 24 horas.

A unidade conta com um Centro de Ensino Multiprofissional com infraestrutura necessária para o atendimento aos alunos de graduação da área da saúde e dos cursos de mestrado e doutorado em Ciências da Saúde, além do desenvolvimento das atividades das residências médicas e cursos de pós-graduação Lato sensu.

Além disso, o hospital é referência no atendimento às gestantes de alto risco, vítimas de violência sexual e intrafamiliar, pessoas com transtornos mentais, clínica médica, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), cirurgia geral, tuberculose, otorrinolaringologia (corpos estranhos em ouvido, nariz e orofaringe), ginecologia e obstetrícia, tuberculose, leishmaniose visceral e cutânea, tratamento clinico em infectologia e pediatria, além da aplicação de soro para vítimas de mordeduras de cães, gatos e acidentes causados por animais peçonhentos.

Integram o Hospital Universitário HU UNimontes o Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (Caetan) e o Centro Mais Vida de Referência em Assistência à Saúde do Idoso Eny Faria de Oliveira (Crasi).