Unimontes e prefeitura de Taiobeiras discutem início de funcionamento de Escola - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Unimontes e prefeitura de Taiobeiras discutem início de funcionamento de Escola

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Prefeitura de Taiobeiras somam esforços para colocar em funcionamento, em breve, a escola do Programa Brasil Profissional no município. A parceria foi discutida durante visita do prefeito de Taiobeiras, Denerval Germano da Cruz, acompanhado do deputado federal Marcelo Freitas, ao Gabinete da Reitoria da Unimontes, na segunda-feira (14).

O prefeito Denerval Cruz e o deputado Marcelo Freitas foram recebidos em encontro pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, juntamente com o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha. Participaram ainda Danilo Soares Oliveira, assessor parlamentar do deputado Marcelo Freitas, e Rodrigo Tavares Magalhães, chefe de gabinete do Reitor.

Foi debatida a oferta de cursos técnico-profissionalizantes em Taiobeiras pela Unimontes, que conta com o Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT). O prefeito Denerval Cruz também apresentou demanda para que a universidade venha a implantar cursos superiores no município.

Escola do Brasil Profissionalizado concluída

As obras da escola do Brasil Profissionalizado em Taiobeiras já estão concluídas, mas a estrutura foi deteriorada pela ação do tempo. Durante a visita do prefeito e do deputado Marcelo Freitas à reitoria da Unimontes ficou acertado que serão feitos os serviços de reparo para que as atividades educacionais no prédio possam ser iniciadas.

O Programa Brasil Profissionalizado é implementado com recursos do Governo Federal em parceria com o Governo de Minas. Conforme o convênio, a Unimontes é responsável pela implantação das obras. A Universidade e a prefeitura de Taiobeiras também contam com o apoio do Governo do Estado nas ações para agilizar o funcionamento da unidade educacional.

Uma das providências adotadas para viabilizar o funcionamento da estrutura foi o pedido da ligação definitiva do fornecimento de energia do prédio, já encaminhado à Cemig pelo setor de engenharia da Unimontes.

A estrutura do Brasil Profissionalizado em Taiobeiras conta com 5.570 metros quadrados de área construída, abrigando salas de aula, laboratórios, biblioteca e auditório. Dispõe ainda de ginásio poliesportivo, cozinha e refeitório, estrutura administrativa e anfiteatro a céu aberto.

O reitor da Unimontes destaca que a visita do prefeito de Taiobeiras foi altamente positiva. “Avançamos no sentido de agilizar o início do funcionamento da escola do Brasil Profissionalizado, que será um grande feito para Taiobeiras e para toda a região do Alto Rio Pardo”, afirmou o professor Wagner Santiago.

“Além da parceria com a prefeitura do município, contamos com o apoio do governador Romeu Zema, do vice-governador Mateus Simões e do secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, visando atender à comunidade e colocar em atividade a escola do Brasil Profissionalizado em Taiobeiras. Também agradecemos a contribuição do deputado Marcelo Freitas, que tem feito mostrando uma destacada atuação a favor da nossa universidade do desenvolvimento da nossa região”, concluiu o reitor da Unimontes. (Ascom Unimontes)