Unimontes e empresa Sagatech Brasil firmam acordo para desenvolvimento de novas tecnologias e produtos - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Unimontes e empresa Sagatech Brasil firmam acordo para desenvolvimento de novas tecnologias e produtos

“Evento marca o início de uma nova era vivida pela universidade, de novas descoberta e avanços”, destaca reitor

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) firmou um acordo de cooperação com a empresa Sagathec Brasil (sediada em Bocaiuva), que visa o desenvolvimento de novas tecnologias e de novos produtos.  A solenidade de oficialização da parceria foi realizada na manhã desta quarta-feira (26/06), no auditório do Centro Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), prédio 3 do campus-sede da Unimontes.  O acordo tem como interveniente a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor).

O evento foi presidido pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, juntamente com o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, com as presenças do presidente da Sagatech Brasil, Antônio Fábio Santos; e   do superintendente do Banco do Nordeste em Minas Gerais, Wesley Maciel. Participaram ainda a pró-reitora de Pesquisa da professora Maria das Dores Magalhães Veloso; e o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico e Similares do Norte de Minas, Jairo César Filho.

A Sagatech Brasil é uma empresa inovadora que atua no mercado de saneamento básico, com a produção de medidores, comprometida com a oferta de tecnologias que preservam os recursos naturais e contribuem para um meio ambiente mais limpo. A partir da parceria com a Unimontes, poderão ser produzidos hidrômetros, sensores e outros equipamentos, incluindo aparelhos para a área de saúde.

Ao presidir a solenidade, o professor Wagner de Paulo Santiago destacou que a parceria com a empresa do ramo de tecnologia e inovação vai trazer benefícios para toda sociedade. “O momento é marcante na trajetória de colaboração entre o setor público e o setor privado no campo da inovação e extensão tecnológica. Este acordo marca o início de uma nova era vivida pela universidade, de descobertas, desenvolvimentos e avanços que beneficiarão não apenas as partes envolvidas, mas também a sociedade como um todo”, afirmou reitor.

Ele enalteceu a competência dos professores e pesquisadores da Unimontes. “Quero destacar a dedicação dos nossos pesquisadores e de várias mentes brilhantes que temos na Unimontes, como o professor   Marcos Flávio Silveira Vasconcelos D’Angelo, que teve um empenho especial para que esse acordo acontecesse”, declarou.

O reitor também ressaltou a importância do incremento da investigação científica e tecnológica na Unimontes por conta do apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que, vai viabilizar a implantação do Centro de Excelência do Semiárido na universidade, com recursos da ordem de R$ 20 milhões. Nesse sentido, lembrou que esteve recentemente com o presidente da Fapemig, Carlos Alberto Arruda, que assegurou a liberação dos recursos para a instalação do centro de excelência.

O presidente da Sagatech Brasil, Antônio Fábio Santos, salientou que a Unimontes é uma referência no Norte de Minas, enquanto geradora de talentos. “Muito nos engrandece e nos alegra ter parceria da Unimontes com a nossa empresa, que é geradora de tecnologia no Norte de Minas, genuinamente de pesquisa e desenvolvimento. As nossas aplicações estão espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. É com grande alegria que estamos aqui para construir um futuro muito promissor, muito brilhante e ser modelo para que outros empresários e outras entidades do setor privado possam se espelhar no sucesso dessa parceria, para que ela frutifique e se torne uma referência. Uma referência e um modelo para futuras iniciativas nesse sentido”, declarou.

Ainda participaram da solenidade: o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, professor  Daniel Coelho de Oliveira; a coordenadora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unimontes (Inemontes), professora Sara Gonçalves Antunes de Souza, o diretor Técnico e Institucional da Fadenor, professor, Roney Versiani Sindeaux; e o chefe do Departamento de Ciências da Computação, professor  Antônio Eugênio Silva; o fundador da Startup Farm, Alan Leite; coordenadores de cursos, professores, servidores técnico-administrativos, acadêmicos e convidados.