Foi lançada a 18ª edição da Revista “Argumentos”, do Departamento de Política e Ciências Sociais, da Unimontes e publicado no formato on-line. Um dos destaques da nova edição da Revista Argumentos é o dossiê “Desigualdades e discriminação étnico-raciais”. O trabalho foi organizado pelos professores Doriam Borges, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Maria Railma Alves, chefe do Departamento de Política e Ciências Sociais da Unimontes. Outros textos do periódico em formato de dossiê são: “Participar: verbo em voz altiva – adolescente e jovens sujeitos de mudança das suas realidades no Brasil profundo” (Luciana Pinto); “A Política de assistência social e as comunidades quilombolas do Vale do Mucuri” (Sidimara Cristina de Souza e André Augusto Pereira Brandão); “Religiões afro: desigualdades e discriminação étnico-racional” (Rubens Alves da Silva); “Quando nenhum lugar é seguro: a violência contra corpos negros em Alagoas” (Emerson do Nascimento e Luciana Santana); e “Ações afirmativas para pessoas negras na pós-graduação: ausências, propostas e disputas” (Luiz Mello).
A publicação traz uma entrevista com o sociólogo e professor Joaze Bernardino Costa, da Universidade de Brasília (UnB), realizada pelos professores Antônio Dimas Cardoso e Maria Railma Alves (Unimontes) e Doriam Borges (UERJ). Joaze Bernardino Costa é considerado um importante intelectual brasileiro no campo do pós-colonialismo, das teorias de coloniais, dos intelectuais negros, das teorias da diáspora, das ações afirmativas e do trabalho doméstico, com ênfase na questão da condição das populações negras no Brasil. A nova edição da Revista Argumentos reúne cinco artigos em destaque: “Gênero e cidadania: reflexões sobre a participação política das mulheres no processo eleitoral de 2018 no Brasil” (de Licemar Vieira Melo e Thais da Rosa Alves) e “Percepção docente sobre a avaliação interna no ensino geral angolano” (Babina Uarinhenga e Rosenilton Silva de Oliveira).
Também são destaque os textos “A formação de professores primários em Moçambique: qual modelo a adotar?”, de Wilson Profírio Nicaquela e Adelino Inácio Assane, “A organização do quadro social como instrumento da educação cooperativista” (Diego o Neves de Souza e Palloma Rosa Ferreira) e “Relação entre representação descritiva e substantiva: o caso da Assembleia Legislativa de Minas Gerais/ALMG, de Anne Karoline Rodrigres Vieira. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)