A Universidade Estadual de Montes Claros divulgará oficialmente, hoje (11), o resultado final para a 3ª etapa (triênio 2018-2020) do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES/Unimontes). A classificação até o limite de vagas por cada curso será disponibilizada em www.paes.unimontes.br e nos portais e mídias sociais da Universidade. Da mesma forma, também nesta sexta-feira será publicado o novo cronograma para a matrícula junto à Secretaria-Geral dos aprovados em primeira chamada na 3ª etapa do PAES, e, ainda, a nova data para a divulgação da lista de espera e convocação dos candidatos em segunda chamada.
Quanto à divulgação das pontuações dos candidatos que realizaram a 1ª e a 2ª etapas, o extrato das notas será divulgado até o próximo 30 de abril, conforme o cronograma original. O resultado final do PAES seria divulgado no último dia 1º/2, mas precisou ser adiado pela coordenação institucional por ajuste interno, como necessidade operacional para finalizar o processo. O Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES) da Unimontes registrou uma abstenção geral de 10,47%, considerando a aplicação dos exames para os inscritos nas três etapas. As provas foram aplicadas pela manhã (1ª etapa) e na tarde (2ª e 3ª etapas) no domingo, dia 19 de dezembro, com a participação 5.875 candidatos, em Montes Claros (seis sedes), Belo Horizonte, Brasília de Minas, Janaúba, Salinas e Paracatu. Conforme a coordenação geral do PAES/Unimontes, 687 estudantes não compareceram aos locais dos testes.
O gabarito oficial foi disponibilizado nesta segunda-feira (20/12), pelo link: https://cotec.fadenor.com.br/avaliacao-seriada/processo/441. Conforme o cronograma geral, a lista de aprovados será divulgada em 1º de fevereiro/2022. Somente os inscritos na 3ª etapa concorrem às 720 vagas ofertadas em 63 cursos de graduação e tecnólogos do campus-sede e demais campi do Noroeste e Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.
Durante todo o processo, os protocolos de segurança foram respeitados diante do período de pandemia pelo novo coronavírus, com o distanciamento maior das cadeiras e o acesso restrito às salas com o uso de álcool em gel, aferição da temperatura corporal e uso obrigatório de máscaras. Os coordenadores destacam que não houve qualquer contratempo com o trânsito ou no acesso aos prédios reservados para as provas.
No campus-sede, centenas de candidatos vieram de outras cidades do Norte de Minas e até da Bahia, como Bom Jesus da Lapa e Caetité, chamando a atenção o suporte que receberam dos pais e responsáveis. Alguns se dispuseram a ficar nas áreas de convivência do campus-sede à espera dos filhos durante as quatro horas de realização dos exames. Amor, sentimento e as relações mais humanas em tempos de pandemia estiveram entre os temas da prova de interpretação de Língua Portuguesa (3ª etapa).
Desde aqueles que fizeram a revisão de conteúdo, se prepararam em cursinhos ou confiaram no aprendizado do ano anterior, os candidatos das duas últimas etapas fizeram uma avaliação parecida sobre o grau de dificuldade dos exames de Ciências Exatas. Paulo Ricardo Oliveira (19 anos) foi um deles. Ele de Itacambira, tenta uma vaga no curso de Direito Matutino e confessa que estudou por conta própria depois que concluiu o ensino médio, ano passado. Os amigos Lorena Sabrina Pereira Silva (17 anos) e Christian Daniel Dias (18 anos) são de Bocaiuva e vieram para os exames da 2ª etapa confiantes nos estudos recentes, assim como Flávia Pires (17 anos), que fez questão de acompanhar as revisões dos conteúdos específicos de cada disciplina. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)