Unimontes define fluxograma de atendimento para melhoria da qualidade na assistência aos pacientes - Rede Gazeta de Comunicação

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Unimontes define fluxograma de atendimento para melhoria da qualidade na assistência aos pacientes

Os integrantes da diretoria do Hospital Universitário Clemente de Faria (HU Unimontes) vinculado a Universidade Estadual de Montes Claros, se reuniram com o Núcleo da Qualidade da Saúde Bucal – NQSB para definir um fluxograma de atendimento aos pacientes internados.

Participaram do encontro a diretora de Enfermagem, Suelen Santos Ferreira; o diretor Assistencial, Rafael Cândido Brandão; a presidente e coordenadora do NQSB-HU Unimontes, Zélia Martins Pereira; e a chefe do Departamento de Odontologia da Unimontes, professora Marinilza Soares Mota Sales, juntamente com Guilherme Gonçalves Silva, referência técnica de Odontologia do município de Montes Claros. Também estiveram presentes Jane Tolentino Barbosa, da Gerência de Qualidade e Segurança do paciente do HU-Unimontes; a enfermeira obstétrica da Maternidade, Luciana Barbosa; a técnica em saúde bucal Clarice Aparecida Soares Aguiar.

“Sabemos que o HU-Unimontes atende a demanda espontânea 100% SUS. Entre as necessidades percebidas, a assistência odontológica faz-se necessária nos casos de anquiloglossia (problema congênito em crianças), infecções odontogênicas, abscessos de pacientes internados no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) como uso de aparelho ortodôntico, sendo que, muitas vezes, é necessário a remoção desse aparelho”, relatou a presidente e coordenadora do NQSB-HU Unimontes, Zélia Martins Pereira.

Ela ressalta que um dos objetivos da implantação do NQSB-HU Unimontes é a redução do tempo de internação e custos desse paciente, redução das pneumonias associadas à ventilação mecânica dos pacientes entubados e a higienização bucal como cuidado integral para remoção do biofilme da cavidade bucal.  “Essa parceria vem somar para uma assistência de qualidade e promoção da saúde e bem-estar dos pacientes para um atendimento humanizado.

A chefe do Departamento de Odontologia da Unimontes, professora Marinilza Soares Mota Sales, sugeriu para o município incluir procedimentos nas metas do Centro Especialidades Odontológicas (CEO Montes Claros), de forma a beneficiar os pacientes internados. Considerando que algumas intercorrências não possam esperar. Os casos que demandam assistência e procedimentos de odontologia hospitalar serão transferidos para hospitais de referência.

NQASB – HU Unimontes

O NQASB-HU Unimontes foi implantado em julho de 2022 sendo um indicador para os hospitais do Módulo Valor em Saúde, criado dentro da política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Valora Minas, e que tem como objetivo qualificar a assistência, ampliar o acesso e responder às demandas e necessidades da população mineira.

O NQASB Mantem efetivamente atividades de assistência nos leitos, ensino e prática, com projetos de extensão que acontecem também semanalmente na Clínica Pediátrica e Maternidade, além de outras demandas da assistência odontológica solicitadas nas prescrições medidas e pedidas por outros profissionais e acadêmicos que prestam atendimento ambulatorial no Centro “Mais Vida” de Referência em Assistência à Saúde do Idoso (Crasi),

O NQASB implantou os protocolos de Higiene Oral para os pacientes internados (Conscientes, inconscientes, intubados, pediátricos, colaborativos, não colaborativos) conforme preconiza a assistência nos hospitais (PHBH), visando o controle do biofilme presente na cavidade bucal, e, a redução das pneumonias adquiridas, além de identificação de patologias, lesões, necessidades básicas, remoção de aparelhos ortodônticos, redução do tempo de internação, da mortalidade e, consequentemente, dos custos dessas internações com pretensão de no futuro, avançar para o NQASB para Odontologia Hospitalar.

O Hospital Universitário Clemente de Faria oferece atendimento 100% gratuito, bancado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), se destacando pela promoção da saúde e pela constante busca do aprimoramento de seus procedimentos, focado no cuidado com as pessoas, no atendimento humanizado e na qualidade da assistência. (FABRÍCIA ANDRADE)