Professores e egressos pioneiros são homenageados
O curso de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) alcançou uma marca histórica em 2024, com a comemoração dos 50 anos de formatura de sua primeira turma. O jubileu de ouro foi celebrado na sexta-feira, 30 de agosto, no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), prédio 6 do campus-sede.
Na ocasião, foram homenageados os profissionais da primeira turma da antiga Faculdade de Medicina do Norte de Minas (Famed), unidade da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM). Professores pioneiros do curso também foram lembrados e reverenciados.
Durante a cerimônia, presidida pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, foi destacada a importância do curso de Medicina ao longo dessas cinco décadas. Participaram 19 egressos da primeira turma de Medicina da antiga Famed, fundada em 1969. O evento contou com a presença da diretora do CCBS, professora Cássia Pérola dos Anjos Braga Pires, e da atual coordenadora do curso de Medicina, professora Thaísa Soares Crespo, além de professores, servidores técnico-administrativos, acadêmicos e convidados.
Marcada pela emoção e muitas recordações, a celebração se tornou uma oportunidade para refletir sobre o impacto que o curso teve na formação de profissionais médicos e no fortalecimento da saúde pública em Montes Claros e em toda a região.
“Vivemos um momento histórico e cheio de emoção nesta data. Enaltecemos e homenageamos os pioneiros do curso de Medicina da Unimontes. Desde sua criação, o curso de Medicina tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento da educação médica no Norte de Minas Gerais”, afirmou o reitor Wagner de Paulo Santiago.
Ele destacou que mais de cinco mil médicos já foram formados pela Universidade. “Nosso curso de Medicina é reconhecido pela qualidade de ensino, inovação e compromisso com a saúde da comunidade. Os egressos do curso atuam em diversas especialidades e em diferentes localidades, levando o nome da Unimontes para além das fronteiras regionais e contribuindo para a melhoria da assistência médica tanto no setor público quanto no privado”, enfatizou o professor Wagner de Paulo Santiago.
Projeto Egressos Unimontes
O reitor também anunciou a criação do Projeto Egressos Unimontes, uma iniciativa que tem como objetivo acompanhar os profissionais qualificados pela universidade e que deixaram sua marca no desenvolvimento de Montes Claros e região.
Durante a comemoração do jubileu de ouro do curso de Medicina, foram prestadas homenagens especiais a cinco professores que fizeram parte da primeira turma: Maria de Jesus Santos Rametta (primeira mulher a exercer a medicina em Montes Claros), Maria Inez Bicalho Tanure, Cláudio Pereira, João Batista Silvério e João Jacques Gonçalves Godinho.
“Esses professores pioneiros não apenas transmitiram conhecimento, mas também ajudaram a moldar o curso e a garantir que ele se tornasse uma referência no ensino de Medicina em nosso estado. Suas contribuições foram fundamentais para o crescimento e a solidificação do curso ao longo dos anos”, destacou o professor Wagner Santiago.
Emoção
O professor do curso de Medicina João Batista Silvério expressou sua emoção por participar da cerimônia e receber a homenagem. “Vocês não imaginam a alegria que estou sentindo de estar aqui hoje. Há 52 anos, eu cheguei aqui jovem para ser professor da antiga Famed. Foi neste salão que estavam meus alunos. Aqui fizemos nossas primeiras aulas, com uma relação muito forte que dura 50 anos. Espero voltar a esta sala para comemorar os 60 anos dessa turma tão querida”, declarou.
“Cinquenta anos de profissão em Medicina, com um sentimento de gratidão e de saber que pudemos ajudar tantas pessoas e continuamos ajudando, pois ainda estou trabalhando. Quero desejar aos meus colegas de turma muitos anos de vida e muitas felicidades”, destacou também a egressa do curso de Medicina Maria Cristina Peres Amaral.
Homenagens a Ex-Alunos Falecidos
Também foram prestadas homenagens aos egressos do curso já falecidos, com a exibição de um vídeo especial e uma mensagem da turma. A médica endocrinologista e também egressa da Unimontes, Mara Narciso, participou da homenagem recebendo o tributo em nome de sua mãe, Maria Milena Narciso Cruz (in memoriam). “Estou aqui representando minha mãe, que, se viva estivesse, estaria completando 90 anos. Como integrante da primeira turma de Medicina, ela foi uma pioneira que, com três filhos, saía à noite para estudar. Ela fez uma verdadeira revolução numa Montes Claros daquela época, mudou a vida dela e a nossa. Para mim, além de pioneira, ela foi uma heroína, um exemplo de vida para seguirmos e nunca abandonarmos nossos sonhos”.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)