Unimontes busca modernização de suas ações por meio do Automatiza MG - Rede Gazeta de Comunicação
Unimontes busca modernização de suas ações por meio do Automatiza MG

Universidade marca presença em lançamento de programa de automação

O Governo de Minas lançou o Automatiza.MG. Trata-se de um projeto inovador, que usa tendências de tecnologia e soluções de inteligência artificial para automatizar processos na administração pública.  A iniciativa, proposta pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), tem como objetivo a melhoria do trabalho dos servidores, para que eles possam dedicar mais tempo a atividades estratégicas, aprimorando cada vez mais a prestação de serviço aos cidadãos.

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) está inserida no Programa Automatiza MG e vai adotar inovações que visam a modernização de suas atividades e a melhoria do atendimento à comunidade acadêmica.  O diretor de Tecnologia da Informação da Unimontes, Eduardo Diniz, participou da solenidade do lançamento do Automotiza.MG, realizada no dia 9 de abril, Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, contou com participação do governador Romeu Zema e da secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

O responsável pela DTI da Unimontes ressalta que o programa “viabilizará a utilização de ferramentas de tratamento de dados em larga escala, automação de processos por meio de robôs digitais, aplicação de inteligência artificial e outras ferramentas de planejamento e otimização voltadas para a administração pública”.

Nesse sentido, as ações também serão implementadas na Universidade Estadual de Montes Claros. “Serão avaliados os robôs que já estão disponibilizados nas bibliotecas do site Automatiza Minas e executados alguns projetos de testes. Em seguida, a partir de um trabalho de mapeamento de fluxos que já vem sendo realizado pela Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças (PRPGF) localizar tarefas repetitivas ou complexas e que podem ser auxiliadas pela automação e inteligência artificial, desenvolver as ferramentas apropriadas, monitorar e avaliar os resultados”, explica Eduardo Diniz.

Segundo ele, a previsão é de que os pilotos sejam executados e os primeiros robôs da Unimontes em operação ainda neste semestre.

O diretor da DTI/Unimontes destaca que, ao participar do lançamento do Programa Automatiza MG, buscou maior aproximação com o Laboratório de Inovação em Governo – LAB.MG, uma iniciativa conjunta da Seplag e da Fundação João Pinheiro – FJP.  “A Unimontes estreitou laços com o LAB.MG no intuito de fortalecer as iniciativas e parcerias em inovação, inteligência artificial e otimização de processos na gestão pública”, destaca o diretor Eduardo Diniz.

“O laboratório prega que a inovação é fundamental para o setor público e que os desafios podem ser resolvidos de maneira diferente, sendo, portanto, um laboratório de inovação em governo, proporcionando um espaço criativo para criar ideias inovadoras diretamente na administração pública”, afirma o diretor de Tecnologia da Informação da Unimontes.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: