Unicef entrega selo para cinco municípios do Norte de Minas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Unicef entrega selo para cinco municípios do Norte de Minas

GIRLENO ALENCAR

Os prefeitos dos municípios de Catuti, Itacarambi, Pai Pedro, Pedras de Maria da Cruz e Salinas recebem hoje, em Montes Claros, o Selo Unicef, em evento a ser realizado às 9 horas no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), em evento organizado pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) e a Associação Brasileira de Ações Integradas para o Desenvolvimento Humano (ABRADH). O anúncio dos 431 municípios de 18 estados do semiárido brasileiro e da Amazônia Legal certificados ocorreu em cerimônia virtual, realizada no último dia 8 de dezembro.

A entrega de certificados contará com os prefeitos e/ou representantes dos cinco municípios certificados pelo Selo Unicef em Minas Gerais: Catuti, Itacarambi, Pai Pedro, Pedras de Maria da Cruz e Salinas. Também foram convidados articuladores/as, mobilizadores/as e presidentes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).  Devido às imposições do atual protocolo sanitário adotado em face à pandemia, o evento terá um formato de entrega individual. Por meio de agendamento junto aos municípios, as comitivas compostas por gestores e equipes municipais receberão os materiais e homenagens em separado, de modo que cada município permanecerá no ambiente por 30 minutos. Vale reforçar que cada encontro será realizado respeitando as regras de distanciamento, segurança e proteção, a fim de evitar aglomerações.

O Selo Unicef é uma iniciativa do Unicef para estimular e reconhecer avanços na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A Edição 2017-2020 do Selo Unicef contou com a adesão espontânea de 1.924 municípios de 18 estados da Amazônia Legal brasileira e do Semiárido, que se comprometeram a priorizar crianças e adolescentes nas políticas públicas, com metas e indicadores claros. Ao longo desses quatro anos, o Unicef acompanhou os municípios, capacitou gestores públicos e forneceu apoio técnico para a formulação e fortalecimento de políticas públicas, a partir de uma metodologia baseada nas prioridades do Unicef para o Brasil: alcançar crianças e adolescentes excluídos, melhorar a qualidade das políticas públicas existentes para crianças e adolescentes, prevenir e enfrentar as formas extremas de violência contra meninas e meninos e promover a participação da comunidade, especialmente de adolescentes.