Uma história que precisava ser contada: o ECC na arquidiocese de Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação
Uma história que precisava ser contada: o ECC na arquidiocese de Montes Claros

GLORINHA MAMELUQUE

Presidente da Academia Montes-Clarense de Letras, da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco, do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros e da Academia Feminina de Letras de Montes Claros

Em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Pompeia, SP, o Padre Alfonso Pastore, preocupado com a situação das famílias e uma melhor formação para os filhos, idealizou o Encontro de Casais com Cristo, que daí expandiu-se para todo o Brasil e até para o exterior.

Em julho de 1977, com o apoio dos casais de São Bernardo do Campo, vindos de São Paulo e a acolhida do então Bispo Diocesano Dom José Alves Trindade e do Padre Dudu, aconteceu o primeiro Encontro na Paróquia de Nossa Senhora e São José – Matriz, estendendo-se também para todas as outras Paróquias.

Desta forma, o ECC – Encontro de Casais com Cristo, que já beneficiou um incontável número de casais e famílias, completou em 2020: 50 anos no Brasil e 43 anos na nossa Diocese/Arquidiocese.

Para quem não sabe, o ECC desenvolve-se em três etapas: a primeira é o chamado, o despertar para a vida cristã, para o diálogo e para o relacionamento entre o casal e os filhos; a segunda etapa faz uma catequese geral, profundando o casal para as necessidades da fé e o melhor conhecimento da sua missão na Igreja; a terceira etapa é o compromisso transformador, levando o casal a descobrir e atuar nas estruturas injustas da sociedade.

Toda essa história seria esquecida daqui a alguns anos, se não fosse retratada em um livro, que deve ser valorizado, pois a memória só se reserva quando registrada em um compêndio que junta experiências, fotos, testemunhos e momentos importantes da caminhada. Se assim não for, com o tempo vai se perdendo e no futuro não se saberá como tudo isto começou e como cresceu através dos anos.

O livro conta com a participação de 12 casais que exerceram a função de Casais Diocesanos e/ou Arquidiocesanos, apresentações dos Bispos Dom João Justino, Arcebispo Metropolitano de Montes Claros; Dom Adair José Guimarães, Bispo de Formosa – Go, Assistente Eclesiástico Nacional do ECC e do Bispo Dom Benedito Gonçalves dos Santos, Assistente Eclesiástico Nacional do ECC, 2010-2018; Prefácio do Monsenhor Antônio Alencar Monteiro, que foi Diretor Espiritual do ECC na Arquidiocese de Montes Claros e Diretor Espiritual Regional (Minas e Espírito Santo). Conta ainda com mensagens do Padre Ildomar Pereira da Fonseca, atual Diretor Espiritual do ECC na Arquidiocese de Montes Claros e Diretor Espiritual Regional (Minas e Espírito Santo) e ainda dos Padres João Batista Lopes e Padre Valdecir Pereira de Souza, Coordenador Diocesano de Pastoral na Diocese de Janaúba.

Comprovando a atuação da Arquidiocese de Montes Claros na implantação e acompanhamento desse serviço, ainda os testemunhos dos casais José Garcia e Iotália, da Diocese de Paracatu; Buck Jones e Marta Sales, da Diocese de Januária; Élcio e Jasmira, de São João do Paraiso e Acássio e Verônica, da Jaíba, da Diocese de Janaúba.

Ressalta-se que o ECC não é um movimento, é um SERVIÇO e nas palavras do seu fundador: “é ponte, é passagem”. É escola, que prepara os casais para engajarem-se nas pastorais e serviços da Paróquia. Tanto que onde o ECC atua, a Paróquia é animada e conta com os casais que vivenciaram o ECC em todas as suas pastorais e movimentos, especialmente na Pastoral Familiar, que acolhe todas as famílias, hoje tão abandonadas.

O texto foi organizado em tempo de pandemia por Glorinha Mameluque, com a colaboração do casal Osmar e Zelina.

Você que já foi beneficiado pelo ECC, vale a pena ter esse livro e inteirar-se de sua história. Para adquiri-lo pode fazer contato pelos telefone (38) 99986-5066 ou 99914-1033.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: