Quem ainda não visitou o Museu Regional do Norte de Minas, localizado no Corredor Cultural, Centro Histórico de Montes Claros, terá a oportunidade de aproveitar, além do acervo fixo, três exposições temporárias. Bonecos, Transeuntes e Mandalas são um convite à imaginação, espiritualidade e reflexão e certamente vão permitir ao público uma imersão na proposta trazida pelos artistas expositores.
Quem já conhece também não pode perder, já que a mostra temporária fica disponível só até o dia 28 de outubro no espaço. A entrada é gratuita e a programação agrada a pessoas de todas as idades. Conhecer o Museu é revisitar a nossa história e uma forma de fortalecer a nossa cultura.
Bonecos: a arte de encantar
Este é o último final de semana para visitar a exposição “Bonecos, A Arte de Encantar”, do artista plástico Marcelo Dettogni, no Museu Regional do Norte de Minas, gerenciado pela Unimontes . Com uma trajetória reconhecida pelo uso de materiais como arame e tecido, Dettogni dá vida a personagens que remetem ao universo de histórias e mitos.
A exposição celebra o poder da imaginação e revive memórias afetivas com seus bonecos singulares. Até o dia 28 de outubro o público vai poder conferir o trabalho do artista reconhecido por criar figuras que transitam entre a arte e o lúdico, promovendo encantamento e nostalgia para encantar o público infantil e adulto. A exposição é uma homenagem ao mês das crianças.
Mandalas
O público poderá conferir também a exposição coletiva “Mandalas”, parte do Projeto “Conexões Visuais” da Unimontes. A mostra traz diversas mandalas artísticas que combinam tradição e espiritualidade. Com traçados geométricos que simbolizam equilíbrio e harmonia, a mostra oferece ao visitante uma experiência contemplativa e introspectiva, representando uma ponte entre o antigo e o moderno, além de promover uma interação única com o público.
Transeuntes
A exposição “Transeuntes”, realizada pela Aliança Nacional LGBTQIA+ e pelo fotógrafo Lucas Viggi, retrata a luta e a visibilidade das pessoas trans em Montes Claros. As fotografias foram capturadas no centro da cidade e refletem a interação e as barreiras enfrentadas por pessoas transexuais e travestis no espaço social. Com o objetivo de provocar uma reflexão sobre inclusão e respeito, a exposição busca trazer um novo olhar para a vivência das pessoas trans e estimular questionamentos sobre a liberdade e os direitos de todos.
Sobre o Museu
O Museu Regional do Norte de Minas – MRNM – tem como prioridade desenvolver atividades voltadas para a pesquisa, a identificação, a conservação e a divulgação de registros da cultura material e imaterial do Norte de Minas. A educação patrimonial é uma de suas principais funções que, por meio de ações voltadas ao público, divulga seus acervos, visando a ampliação e a qualificação do acesso à cultura e ao patrimônio da região.
Serviço
Endereço: Rua Cel. Celestino, 75, Centro. Montes Claros, MG.
Horário de Funcionamento: segunda a sexta, 08 às 18h. Último domingo do mês: 09 às 13h.
Entrada franca
Para exposições guiadas de grupos, enviar e-mail para agendamentomrnm@gmail.com.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)