UFMG mantém atividades suspensas para cumprir decreto - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

UFMG mantém atividades suspensas para cumprir decreto

A Universidade Federal de Minas Gerais, em nota divulgada à comunidade acadêmica que iniciou o segundo período letivo de 2020 e, seguindo as resoluções do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), as atividades letivas continuam sendo realizadas em regime remoto emergencial e que manterá a suspensão das atividades letivas presenciais, acompanhando determinação das autoridades sanitárias de Belo Horizonte e de Montes Claros. Informa ainda que acompanha com atenção e preocupação a discussão sobre a Portaria 1.030 do Ministério da Educação (MEC), de 1º de dezembro de 2020, sobre o retorno às aulas presenciais, a qual, após grande número de manifestações das Instituições, tende a ser revogada.

A nota assinada pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira salienta que nos últimos meses a UFMG tem atuado ativamente no enfrentamento da Covid-19 e desenvolvido estudos em várias áreas do conhecimento, que têm orientado muitas decisões dos poderes públicos. A Universidade elaborou um Plano de Retomada de Atividades não adaptáveis ao modo remoto em quatro etapas com previsão de retorno gradual, lento e escalonado de atividades presenciais, dependendo das condições de controle da pandemia e segundo os Protocolos de Biossegurança da UFMG.

“Nesse sentido, continuaremos com muita serenidade e responsabilidade, seguindo, em respeito à autonomia universitária, o que foi deliberado pelas instâncias colegiadas da UFMG, mantendo as aulas remotas enquanto a pandemia ainda não estiver sob controle. Nossa prioridade diante do atual cenário é não colocar nossa comunidade em risco, preservando vidas e contribuindo para a segurança e o bem estar da nossa comunidade e da sociedade. A UFMG continua firme em sua missão institucional e na atuação junto à sociedade no enfrentamento da pandemia e seus graves impactos sociais”. (Girleno Alencar)