UAIs de Minas oferecem espaço de acesso digital gratuito para cidadãos - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

UAIs de Minas oferecem espaço de acesso digital gratuito para cidadãos

As Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) de Minas Gerais, sob gestão da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), ampliaram suas instalações para incluir as Praças Digitais, oferecendo aos cidadãos acesso gratuito à internet. Atualmente, 40 unidades estão equipadas com esse serviço, que também disponibiliza wi-fi sem custo adicional.

A iniciativa das Praças Digitais permite que os cidadãos utilizem computadores para acessar a internet e realizar uma variedade de serviços públicos e outras atividades online. Os usuários podem acessar e-mails, realizar pesquisas, editar documentos e utilizar outras funcionalidades, com acesso restrito a redes sociais e jogos.

“Mais do que um ponto de conexão, as Praças Digitais são centros de cidadania digital, proporcionando acesso facilitado aos serviços públicos e promovendo a inclusão digital dos cidadãos”, destaca Camila Neves, secretária de Estado de Planejamento e Gestão.

Thiago Nardy, auxiliar administrativo, utilizou os serviços da UAI Praça Sete em Belo Horizonte e elogiou a praticidade: “Como estava sem internet, utilizei o wi-fi para consultar a segunda via da minha CNH. Fui bem orientado e consegui resolver minhas pendências rapidamente.”

O serviço já está em operação nas UAIs da capital (Barreiro, Praça Sete e Venda Nova), na Região Metropolitana de Belo Horizonte e em outras 32 unidades no interior de Minas Gerais. A implementação das Praças Digitais continuará nas UAIs que ainda não oferecem o serviço.

Não é necessário agendamento prévio para utilizar a Praça Digital. Em todas as unidades, há funcionários identificados para auxiliar os cidadãos durante o uso dos computadores.

“A expansão do serviço de computadores e wi-fi será realizada em todas as unidades, facilitando que os cidadãos resolvam suas demandas de forma prática e acessível dentro das UAIs”, conclui Marina Kleinhappel, diretora Central de Gestão das Unidades de Atendimento Integrado da Seplag-MG.