‘Trilho do Desenvolvimento’ tem prazo prorrogado em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

‘Trilho do Desenvolvimento’ tem prazo prorrogado em Montes Claros

O projeto “Trilho do Desenvolvimento Mediante a Formação Profissional de Adolescentes”, realizado pela Associação de Resgate da Dignidade Humana Providência Divina teve sua vigência prorrogada até 31 de abril deste ano, conforme decisão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Conselho municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA). Tendo em vista o repasse dos recursos provenientes do Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA), para execução do projeto, que visa ofertar a qualidade profissional para adolescentes, na área de auxiliar administrativo, informática, estética facial e corporal e recepção.

O projeto “Trilho do Desenvolvimento Mediante a Formação Profissional de Adolescentes” visa atender adolescentes de 14 a 17 anos e 11 meses que estejam cursando ou já tenham terminado o 9º ano em escolas públicas, provenientes das áreas adjacentes à entidade e bairros periféricos, que estejam em situação de vulnerabilidade social, pessoal e/ou econômica. O objetivo é ofertar a qualificação profissional na área de Auxiliar Administrativo, Estética Facial e Corporal, Informática e Recepção, para 150 adolescentes, no município de Montes Claros e adjacentes, no contra turno escolar, promovendo o desenvolvimento de habilidades, formação moral e ética. Bem como, auxilio no processo de inserção no mercado de trabalho geração de renda.

Desde 2012 o Sistema Divina Providência atua na cidade de Montes Claros, com o objetivo de “resgatar a dignidade humana” por meio da qualificação profissional. Assim como, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura “a criança e ao adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho” este projeto visa o desenvolvimento.

Sendo assim, essa preparação de adolescentes para o mercado de trabalho é um passo de suma importância para a vida adulta futura. Pois o trabalho garante direito, independência financeira, assim como, contribui com seu processo de independência social e emocional. Caso isso não ocorra, acarretará impactos significativos para essa geração cuja faixa etária é crítica no tocante a decisões de cunho profissional (inserção futura e manutenção no mundo do trabalho) e pessoal (consolidação da própria identidade, possibilidade de formação de família), decisões essas que trarão consequências para o resto de suas vidas. Mas como inserir adolescentes nesse contexto cada vez mais acirrado e com a situação brasileira de alto índice de desemprego?

O Sistema Divina Providência já dispõe de salas próprias para a realização das aulas, mas para a execução do projeto será necessário a contratação de prestação de serviço de quatro instrutores, para os cursos descritos anteriormente, um coordenador administrativo e um coordenador geral visando dar suporte e acompanhar execução da parceria. O coordenador administrativo acompanhará os alunos e instrutores e o coordenador-geral dará suporte aos instrutores e acompanhará a execução.

CONSTRUINDO PONTES – A Associação Paula Elizabete foi autorizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Montes Claros a implantar a terceira etapa do “Construindo Pontes III” que tem como objetivo geral contribuir para a garantia de direitos de aproximadamente 30 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, com prioridade as que estão em situação de trabalho infantil, fortalecendo os vínculos e convivência, a proteção social e integral do público-alvo. Através de decisão publicada no Diário Oficial, a Prefeitura justificou a dispensa de chamamento público marco regulatório das organizações da sociedade civil. (GA)