Trilha da Leitura cria mapa para apontar caminhos nas escolas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Trilha da Leitura cria mapa para apontar caminhos nas escolas

O Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura realizou uma oficina literária sobre o seu tema de trabalho para o segundo semestre de 2021: “Viagem Literária – um tesouro de mapa!”, com o objetivo de apontar caminhos para que o trabalho aconteça nas escolas. No evento, textos literários sobre o tema ‘viagem’ foram abordados de forma diversificada pela equipe, a fim de que cada escola possa escolher qual caminho seguir na sua viagem literária, que passará pelas seguintes etapas: planejar a viagem e escolher o destino; arrumar a bagagem e fazer o roteiro da viagem; realizar a viagem e registrá-la no diário de bordo; socializar a viagem literária.

“Disponibilizamos uma biblioteca virtual na nossa página na Educação, para que os alunos possam acessar os textos e livros em PDF e realizar a leitura. Além disso, as escolas estão recebendo livros literários, tanto do município quanto do Governo Federal, para compor suas bibliotecas e cantinhos de leitura, o que contribuirá para a eficácia do trabalho”, destaca a coordenadora do Trilha, Éllen Santa Rosa.

Participante do evento como palestrante, o analista de Língua Portuguesa, Ricarte de Normandia Silva destacou a importância das viagens para a humanidade, desde o início dos tempos: “o ato de viajar é bem antigo. A partir das viagens é que surgiu a nossa percepção de mundo. A viagem nos tira do comodismo e nos leva para lugares diferentes, porque o ser humano é um ser de movimento, que precisa se deslocar, conhecer realidades novas, abrir horizontes. Os alunos chegarem às escolas e terem acesso a livros e textos é uma alegria que a literatura nos traz. Vamos aproveitar e viajar. Não só de modo virtual, mas também nos livros físicos. Não percamos essa oportunidade que o Trilha da Leitura nos oferece. Vamos viajar!”. (GA)