Os municípios de Manga e Taiobeiras, além da escola municipal Lidonio Felix, de Padre carvalho, foram premiados no programa Jovens Mineiros Sustentáveis, realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pelas ações de educação ambiental nas escolas municipais. O evento ocorreu no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) e marcou a consagração do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, lançado oficialmente em 2022, com seleção, via edital, de 65 municípios para a implantação de ações de educação ambiental nas escolas municipais.
Cerca de 450 pessoas participaram da cerimônia de premiação, entre elas prefeito, secretários municipais de educação e meio ambiente, além de alunos. Entre as autoridades, estava presente o secretário-geral do Governo de Minas, Mateus Simões; a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo; o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco; e o deputado estadual Noraldino Júnior.
Durante a cerimônia, a Secretária Marília Melo lembrou-se do início do programa quando, em 2021, foi lançado o projeto-piloto em quatro cidades. “Chegamos a 65 municípios, alcançando 115 escolas, num total de 4,3 mil alunos. Mais do que os números é o resultado que temos. Prefeitos nos contam as mudanças que isso tem provocado nas crianças, nos professores, nas cidades. A educação ambiental propicia essa nova realidade de comportamento em várias esferas”, comentou a secretária.
O secretário Mateus Simões, elogiou o programa e disse que a sensibilização dos alunos para a temática ambiental é fundamental para as mudanças de atitudes. “Os jovens mais conscientes sobre o papel que eles têm para o futuro é o único resultado possível. Espero que vocês, estudantes, sejam sempre reconhecidos por serem tocados pela importância de se pensar no mundo, no outro”, disse.
“Na nossa experiência, os municípios são a peça-chave para levar resultados à população, e as ações do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis contribuem para a formação cidadã e integral em meio ambiente de crianças e adolescentes, que se preparam para uma cidadania pautada na sustentabilidade”, conclui o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco.
Ao todo, dez escolas foram premiadas, escolhidas por apresentarem maior engajamento e comprometimento com as metas e diretrizes do programa. Além de certificados de “Escolas Sustentáveis”, elas ganharam dois computadores. Doze municípios receberam certificados de “Boas práticas pedagógicas”.
Do Norte de Minas, a escola municipal Lidônia Félix de Padre Carvalho foi a única premiada. Do norte de minas os municípios destaques ‘Boas práticas pedagógicas em educação ambiental foram Manga e Taiobeiras’.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)