A reconstrução de vários municípios de Minas Gerais atingidos por fortes chuvas está sendo feita graças a distribuição de máquinas de infraestrutura. A informação é do senador Carlos Viana. Ele explica que “quando nós começamos a distribuir os maquinários em todo o Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha foram muitas as críticas, inclusive, na época surgiu a expressão ‘tratoraço’”.
Carlos Viana conta também que os críticos diziam que “o Governo Federal, estaria usando as verbas na aquisição de maquinários. E usamos mesmo. Nós pegamos todo o dinheiro que nos foi dado com muita responsabilidade, em emendas, e distribuímos para as prefeituras dessas sofridas regiões do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)”, comenta o senador Carlos Viana.
Exemplo
Ele lembra que, quando as chuvas vieram com muita força deixando rastros de destruições por toda Minas Gerais, foi possível imediatamente reconstruir as cidades atingidas pelos fortes temporais. Isso somente foi possível graças à doação feita às prefeituras.
Um exemplo é a cidade norte-mineira de Janaúba que, como recebeu o maquinário antes do período chuvoso, tomou as devidas providências. A prefeitura alargou e aprofundou o leito do rio Gorutuba, por toda extensão, evitando que o rio provocasse inundações por toda a cidade.
“Janaúba é um exemplo muito interessante. Comparando as inundações do início de 2021 com as de 2022, notamos que a cidade se preveniu melhor. A administração municipal recebeu uma grande escavadeira hidráulica que foi usada para limpar a avenida do canal. Com isso, as famílias puderam enfrentar o período da chuva, juntamente com a Prefeitura, de maneira muito mais tranquila. Então acertamos, nós conseguimos fazer com que, pela primeira vez, a tão esperada chuva, não deixasse tantos prejuízos como no passado”, compara Viana.
Projeto Gorutuba
O Projeto Gorutuba, localizado no Norte de Minas, no município de Nova Porteirinha, exerce forte influência na economia agrícola regional, com reflexos inclusive em outros setores como o comércio e a indústria. A implantação desse projeto somente foi possível devido à construção do reservatório do Bico da Pedra. (GIOVANNI RIBEIRO – Colaborador)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)