Trabalho de apicultores é destaque em seminário sobre o cerrado - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Trabalho de apicultores é destaque em seminário sobre o cerrado

Uma das grandes atrações do Seminário “Cerrado Norte Mineiro e suas Potencialidades”, dentro das comemorações do mês do Cerrado, realizado pela Prefeitura de Montes Claros, foi a exposição sobre apicultura.

O expositor Roberto Rodrigues levou uma caixa de acrílico com uma colmeia de abelhas dentro, trabalhando os favos como se estivessem de fato na natureza. Ele informou ainda que o mel produzido é de aroeira, uma das árvores símbolo do nosso cerrado, e que é reconhecido internacionalmente como um dos mais ricos em nutrientes e de gosto e aroma privilegiado.

A apicultura é uma prática que cresce no norte de Minas e que tem função importante, uma vez que cada abelha tem a função de polinizar a flora. As abelhas são fundamentais para o equilíbrio do ecossistema.

Estudantes e visitantes do seminário, que aconteceu na quarta e na quinta-feira, ficaram sabendo tudo sobre produção, a função de cada abelha no sistema da colmeia, a sua importância entre outros temas relacionados à apicultura e preservação do cerrado.

O secretário de Meio Ambiente de Montes Claros, Soter Magno, reafirmou a importância da abelha e da apicultura, tanto para a polinização como para a produção de forma a, juntamente com a cultura, gerar emprego e renda para o pequeno agricultor norte mineiro. “Temos um mel excelente, a criação de abelhas só contribui para a preservação de nossa flora e garante aos produtores renda para suas produções. As abelhas são fundamentais para toda a flora mundial”, explicou.