Trabalhadores rurais aprenderão a operar drone na atividade agrícola - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Trabalhadores rurais aprenderão a operar drone na atividade agrícola

Os trabalhadores rurais do Norte de Minas começam a ser capacitados a partir de hoje (28) sobre como operar drones na produção agrícola. O Sistema FAEMG/SENAR/INAES oferecerá esses curso e outros a partir de hoje, durante a Exposição Agropecuária de Montes Claros, a Expômontes, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros, os participantes terão acesso a mais de dez treinamentos, presenciais e on-line, entre 28 de junho e 2 de julho. Presencialmente, serão oferecidos os cursos de Manutenção de Trator, Produção Artesanal de Alimentos, Equitação e Operação de Drone, que, por sua vez, será dividido em Agricultura de Precisão e Mapeamento de propriedades e Interpretação de imagens. As vagas são limitadas para manter todos os cuidados no combate à covid-19.

“Conseguimos, por meio do Sindicato dos Produtores Rurais e Sociedade Rural, a possibilidade de promover alguns cursos presenciais, obedecendo a todos os critérios de segurança, com número reduzido de participantes e mantendo distanciamento. Dessa forma, manteremos nosso ponto forte, que é ensinar fazendo”, explicou o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Montes Claros, Dirceu Martins.

Durante o evento, também será disponibilizado um link no site do evento – www.expomontesonline.com.br – para que os participantes possam fazer outros dez treinamentos por meio de videoaulas com os seguintes temas: Agroecologia e Compostagem, Palma Forrageira, Bovinocultura de Leite e Administração Rural. O site entrou no ar no  sábado, dia 26 de junho.

Manter-se atualizado e se reinventar também são características do produtor rural. Por isso, os cursos e programas do Sistema FAEMG/SENAR/INAES seguem com alta procura no Norte de Minas. “O tempo todo são lançadas novidades e tecnologias a favor do nosso setor. Quando o produtor rural se profissionaliza e se reinventa, ele não fica para trás. E o melhor de tudo é que o Sistema FAEMG/SENAR/INAES e o Sindicato oferecem todo esse conteúdo de forma gratuita”, avaliou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros, José Avelino.

“Estamos vivendo uma época de transição profissional. O agronegócio está em um cenário muito dinâmico. E o Sistema tem atuado fortemente na gestão da propriedade rural, em transformar o produtor em empresário. O produtor rural precisa ser bom da porteira para dentro e para fora e adotar tecnologias e ferramentas para aumentar a eficiência dos processos produtivos”, destacou o gerente regional. (GA)