O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, inaugurou, na sexta-feira (25/2), o Fórum Doutor Ruy Gouthier de Vilhena, na Comarca de São Romão, Norte de Minas. Uma série de edificações do Judiciário mineiro será inaugurada ao longo da atual gestão, até o final de junho. Junto com a comitiva, o presidente Gilson Lemes chegou ao novo fórum acompanhado do diretor do foro de São Romão, juiz Eliseu Silva Leite Fonseca. Na solenidade de inauguração, a Banda Municipal Sete de Setembro, da Prefeitura de São Romão, executou o Hino Nacional, sob a regência do maestro Nivaldo Ferreira da Silva. Depois de descerrada a fita inaugural, o prédio foi abençoado pelo padre João Rafael Araújo, da Paróquia Divino Espírito Santo de São Romão.
O juiz Isaías Caldeira Veloso, atualmente na Comarca de Montes Claros, também recebeu homenagens pelas atividades na comarca entre 1999 e 2020. A servidora Marta Fonseca entregou flores à juíza Rosana da Paixão Siqueira, atualmente na Comarca de Montes Claros, cujo irmão, Renivaldo José Soares Siqueira, da Comarca de São Romão, morreu prematuramente de Covid-19 em 2020. Também foi homenageada a comunidade de São Romão, representada por Maria da Glória Mameluque, mãe do juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça Leopoldo Mameluque.
No discurso, o presidente Gilson Lemes disse que “o novo fórum de São Romão é resultado do firme compromisso do nosso Tribunal de Justiça de oferecer à sociedade uma prestação jurisdicional de mais qualidade e de proporcionar ambientes mais adequados e dignos a magistrados, promotores de justiça, advogados, defensores públicos, servidores, colaboradores, estagiários e jurisdicionados”. Ele afirmou ainda que “o novo edifício irá se incorporar à paisagem da cidade, não apenas alterando o entorno onde foi construído, mas tornando-se também um importante símbolo, a transmitir, com sua solidez e aspectos arquitetônicos, valores tão caros ao Judiciário, como dignidade, funcionalidade, modernidade, sustentabilidade e inclusão”.
O presidente Gilson Lemes ressaltou que “o acesso à Justiça é um direito fundamental de todo ser humano, sendo imprescindível para o combate às desigualdades, para o fortalecimento da democracia e da cidadania e, consequentemente, para a almejada paz social”. O novo fórum, com aproximadamente 800 metros quadrados de área construída, está preparado para receber até duas varas. Possui pavimento único, totalmente voltado para a acessibilidade de idosos e portadores de deficiência, o que não ocorria no prédio antigo. Foi construído com amplo estacionamento para carros, motos e bicicletário, sistema de ar condicionado, sistema de segurança, amplas salas para servidores, magistrados, arquivos, Cejusc e moderno tribunal do júri.
O presidente Gilson Lemes também saudou a população da comarca, composta pelas cidades de São Romão e Santa Fé de Minas e pelo distrito de Ribanceira. Ele também homenageou o desembargador Ruy Gouthier de Vilhena, que empresta seu nome ao fórum da comarca. O doutor Ruy Gouthier foi um dos mais notáveis homens públicos que Minas Gerais já conheceu, exercendo, nas décadas de 1970 e 1980, a função de juiz em várias comarcas mineiras, juiz do Tribunal de Alçada, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e corregedor-geral de Justiça, atividades que dividiu, por muitos anos, com o magistério. Foi um homem que dedicou sua vida à Justiça e que, ao partir, deixou para todos os membros do Judiciário mineiro um legado de honradez, operosidade e competência”, encerrou o presidente Gilson Lemes.
O juiz Eliseu Silva Leite Fonseca, na Comarca de São Romão desde fevereiro de 2020, classifica a inauguração do novo fórum como um divisor de águas na região. “O antigo fórum foi cedido ao Poder Judiciário em 1986. Era uma escola e não era adequado para o funcionamento da Justiça. Não havia como fazer melhorias e a única solução era a construção de um novo prédio”, destacou o juiz, que ingressou na magistratura em 2004 e passou por várias comarcas, a maioria no Norte de Minas. Além de São Romão, a comarca conta com o município de Santa Fé de Minas e com o distrito de Ribanceira. A economia da cidade se baseia na pesca, agricultura de algodão e milho, além da pecuária. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)