Terreno de lixão se transforma em pomar em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Terreno de lixão se transforma em pomar em Montes Claros

Os moradores da parte nova do bairro Jardim Primavera estão revitalizando um terreno que estava sendo utilizado para descarte de entulho e lixo. Graças a esse trabalho, o local, que fica às margens da Avenida A, está sendo transformado numa área verde, com pomar e jardim. “Fomos incentivados pelo saudoso secretário Paulo Ribeiro que, além de fazer doações de mudas de árvores nativas e frutíferas, ainda viabilizou a limpeza deste terreno que foi transformado num verdadeiro pomar, com mudas de manga, goiaba, jamelão, pinha, cedro, aroeira e ipês”, explica o professor Camilo Lopes, lembrando que a comunidade também colaborou com outras mudas frutíferas: “os moradores doaram diversas espécies de mudas frutíferas, como maracujá, acerola, laranja, mexerica, mamão, goiaba, e até de pequi. Muitas, inclusive, já estão produzindo, caso do maracujá, da goiaba, do coco e da manga”, relatou Lopes.

“A revitalização deste espaço foi uma decisão coletiva de alguns moradores, insatisfeitos com o descaso com o local. Alugamos uma máquina, limpamos o terreno e iniciamos o plantio de algumas mudas frutíferas, e imediatamente contamos com o apoio dos demais moradores próximos, que também abraçaram a ideia. E, hoje, já estamos colhendo os frutos, literalmente”, comemora o comerciante Francisco Neto.

Para o vice-prefeito e secretário municipal de Serviços Urbano de Montes Claros, Guilherme Guimarães, cuidar da cidade é uma responsabilidade que precisa ser dividida entre todos os moradores. “Montes Claros cresceu significativamente nos últimos anos e precisa continuar avançando, mas é de suma importância a participação da comunidade, para que nossa cidade continue sendo pujante. E os moradores do Jardim Primavera estão dando este exemplo, cuidando de um bem público que estava sendo depredado e o transformando num espaço de convivência de todos”, ressalta Guimarães. (GA)