Terceira via - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Terceira via

JARBAS OLIVEIRA

Membro da Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas, da Academia Montes-clarense de Letras

Meus amigos e caros leitores, dia 03 de julho – aniversário da emancipação política de Montes Claros que completou 164 anos (Lei 802 de 3/07/1857 – quando a vila passou a ser cidade), em que pese às controvérsias de ter sido em 16 de outubro de 1832 – data em que o município tornou-se independente; tomou posse a primeira Câmara Municipal e elegeu o Agente Executivo – cargo equivalente ao de prefeito. Divergências à parte, Parabéns, Montes Claros! Princesa do Norte de Minas! Coração robusto do nosso sertão!

Então! Estivemos no IHGMC Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros para festejar a inauguração do Museu de Armas e da Sala Marcelo Mameluque; lá tivemos o prazer de conhecer o senhor e agora confrade Orozimbo Veloso Prates que massageou o meu ego ao se manifestar leitor de minhas crônicas. É salutar saber que alguém nos lê. A ele os nossos parabéns pela posse no IHGMC! Seja bem vindo!

Vamos à terceira via! Sou do tempo em que as notas fiscais continham até seis vias, numeradas sequencialmente, e eram confeccionadas em gráficas, em talonários de variados tamanhos, preenchidas manualmente ou datilograficamente, sem rasuras, mediante a intercalação de papel carbono, dupla face, como forma de inibir fraudes na emissão das mesmas. As três primeiras vias acompanhavam a mercadoria e tinham o seguinte destino: a primeira via para o cliente, a segunda ficava à disposição do fisco do estado remetente, e a terceira para o fisco do estado destinatário; a quarta via costumava ser a “fixa” e permanecia no talonário para eventual fiscalização, as demais eram para uso interno da empresa emitente. Tudo por exigência legal.

Outro dia alguém me questionou a razão e o porquê de eu ter citado em uma crônica a expressão “Terceira via do sexo” me referindo aos adeptos do LGTB. Em resposta, desde já, declaro não ter nada contra, mas não sou adepto. Cada um é responsável pelo seu livro arbítrio.

Contudo, é meu entendimento que a primeira e segunda via, homem e mulher, exatamente nesta ordem, são originariamente de Deus, conforme está escrito nas sagradas escrituras – a Bíblia Sagrada. Senão vejamos:

“Então Javé Deus modelou o homem com a argila do solo, soprou-lhe nas narinas um sopro de vida, e o homem tornou-se um ser vivente” (Gênesis 2,7); “Javé Deus disse: Não é bom que o homem esteja sozinho. Vou fazer para ele uma auxiliar que lhe seja semelhante”. (Gêneses 2,18); “Depois, da costela que tinha tirado do homem, Javé Deus modelou a mulher e apresentou-a para o homem.” (Gênesis 2,22).

Ora, sempre foi e será da união do homem com a mulher (férteis) a geração dos filhos e filhas e assim será sucessivamente, ainda que o homem, em seu livre arbítrio científico, inventou a fertilização in Vitro – Inseminação Artificial, mesmo assim, utilizando-se do sêmen do homem e do óvulo da mulher, implantados no útero da mulher que lhe dá sustento, desenvolvimento, amor e carinho em seu seio materno até o clarear da luz do dia. O amor de mãe é aquele que não se esgota. A isso denominamos “Metamorfose Divina”.

Ao resto, meus amigos e caros leitores, denominamos de terceira via do sexo, onde impera o livre arbítrio do ser humano que tem por opção de escolha, pessoal e intransferível, outra via em curso às margens das definidas por Deus. Salve-se quem puder e acredite quem quiser.

Há ainda outra terceira via que é a da política. Agora mesmo vivemos esse momento no Brasil. Isso sempre acontece quando há polarização de duas candidaturas que não agradam a alguns partidos políticos e estes resolvem se unir para criar a possibilidade de uma terceira via, ou seja, um terceiro candidato que possa fazer frente aos já existentes. Na minha crônica Tubos de Ensaio, citamos vários nomes que foram lançados no mercado, mas ao que parece, nenhum deles emplacou. Alguns até se silenciaram para não ver seus nomes queimados politicamente, outros desistiram de vez. A verdade é que o país está carente de políticos idôneos, quando aparece um nome, ao estender a sua ficha limpa, ela se mostra toda conspurcada do lodo da corrupção.

%d blogueiros gostam disto: