Tendências em automação industrial para 2024 - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Tendências em automação industrial para 2024

ANDRÉ CHIMURA

Gerente geral da divisão de automação industrial da Mitsubishi Electric Brasil

Para atender ao cenário econômico global, com produtividade e rentabilidade, diversos setores, como o industrial, agronegócio, saneamento, mineração, entre outros, estão investindo cada vez mais na automatização de processos. E essa demanda por produção precisa e de alta qualidade vem impulsionando o mercado de automação industrial, que segundo a consultoria Expert Market Research, movimentou cerca de 192,74 bi de dólares em 2023.

A robótica desponta como uma das tecnologias mais importantes nesse cenário, agilizando uma série de processos de produção, desde a cadeia de suprimentos até a logística. Essa tendência aumenta a eficiência, produtividade e escalabilidade para organizações de vários setores.

Outra grande tendência em automação industrial é a adoção de robôs colaborativos nas linhas de produção, projetados com uma série de sensores para detectar a presença de obstáculos ou trabalhadores. Dependendo da aplicação, o dispositivo reduz a velocidade em zonas pré-determinadas para garantir a segurança do trabalhador.

Especialistas também indicam que as tendências em automação industrial para 2024, visando maior produtividade, redução de custos e controle de alta qualidade, além de robôs industriais e colaborativos, incluem sensores e acionamentos, assim como, soluções de visualização, como sistemas supervisório SCADA e de monitoração de energia, entre outros.

IIoT e IA impulsionam a automação industrial

A Internet Industrial das Coisas (IIoT) está presente nas linhas de produção com soluções que entregam dados para monitorar e controlar diversas etapas dos processos. Especialistas indicam uma integração ainda maior da IIoT com mais dispositivos e máquinas conectadas entre si e à nuvem.

Por exemplo, sensores podem ser usados para monitorar a temperatura, a umidade e outras condições ambientais em uma fábrica, enquanto as máquinas conectadas podem compartilhar dados sobre seu status e desempenho. Esses dados podem ser usados para otimizar cronogramas de produção e reduzir o consumo de energia, melhorando a eficiência geral.

E não podemos deixar de citar a tendência que vem transformando todos os setores da economia: a Inteligência Artificial (IA), que está sendo adotada em sistemas de automação industrial para otimizar a produção e processos, prevendo necessidades de manutenção e aprimorando o controle de qualidade. Os sistemas alimentados por IA podem analisar grandes quantidades de dados em tempo real, permitindo que os gestores tomem decisões baseadas em dados, o que melhora o desempenho operacional geral.

Embora em países desenvolvidos essas tendências já sejam realidade, em economias emergentes, como o Brasil, ainda prevemos um futuro da automação industrial repleto de inovações, com tecnologias que prometem revolucionar a Indústria. Da IA e IIoT aos robôs colaborativos, há inúmeras tendências a serem observadas em 2024 e além, criando diversas oportunidades.

Ao se manterem informados e flexíveis a mudanças, líderes de negócio podem se posicionar à frente da concorrência e competitivos em um mercado cada vez mais complexo e exigente. Aqueles que abraçarem estas mudanças estarão bem posicionados para o sucesso.