Tecnologia 5G no Brasil: Montes Claros deve receber a inovação em 2023 - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Tecnologia 5G no Brasil: Montes Claros deve receber a inovação em 2023

JHULLIE RODRIGUES

A tecnologia 5G é a quinta geração das redes móveis e essa é uma grande evolução em relação à 4G, que é utilizada atualmente. Essa inovação vem sendo desenvolvida para comportar o fluxo de informações, gerado diariamente por bilhões de aparelhos sem fio em todos os cantos do mundo. O 5G possibilita uma maior transferência de dados e também torna possível uma maior conexão de aparelhos simultaneamente, além de consumir 90% menos energia que as redes atuais.

Na última segunda-feira (19), Moisés Queiroz Moreira, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), revelou durante o programa ‘A Voz do Brasil’ que todas as capitais do país receberão a tecnologia 5G até 28 de outubro. O conselheiro afirmou que, a partir de janeiro/2023, o 5G será implantado em cidades com população acima de 500 mil habitantes, e, em 30 de junho de 2023, cidades acima de 200 mil habitantes, e assim sucessivamente. Com essa afirmativa, é possível entender que a capital do Norte de Minas, hoje com pouco mais de 400 mil habitantes, poderá usufruir da novidade ainda no próximo ano.

Moreira explicou, também, que o impacto do 5G está focado nos celulares e em conseguir baixar e subir dados em grande velocidade. Mesmo diante de toda expectativa da população, uma parte considerável dos aparelhos utilizados pelos brasileiros não estão aptos para receber o sinal do 5G puro.

Ainda na entrevista, Moreira acredita que essa nova tecnologia trará avanços para casas inteligentes (consequentemente cidades inteligentes), segurança pública, segurança automobilística, telemedicina e também para a indústria e para o agronegócio. Para o conselheiro, esse movimento vai proporcionar um desenvolvimento do Brasil e colocar o “país na vanguarda da tecnologia de celular móvel”.