Técnicos do Programa Água Doce realiza visitas em comunidades de Janaúba - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Técnicos do Programa Água Doce realiza visitas em comunidades de Janaúba

Ação visa desenvolver estratégias para a implantação de novos sistemas em 2024

A Prefeitura de Janaúba, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Defesa Civil Municipal, e a Defesa Civil Estadual realizam o serviço de diagnóstico socioambiental e técnico com relação a distribuição de água pelo Programa Água Doce para as comunidades rurais de Barreiro de Dentro, Barroquinha, Maromba, Zé Faustino e Jacaré Grande.

Essa atividade referente à qualidade de água distribuída nas comunidades vem sendo acompanhada pela equipe composta pelo servidor José Geraldo Freitas, da Defesa Civil Estadual, pelo Engenheiro Agrônomo Paulo Henriques, da Secretaria Municipal de Agricultura de Janaúba, e pelo Coordenador da Defesa Civil Municipal de Janaúba, Geraldino Barbosa Ribeiro.

O sistema consiste em um equipamento (dessalinizador) que retira o sal da água através de filtragem (osmose reversa) tendo como resultado uma água doce e sem impurezas para consumo humano, reduzindo a dependência do caminhão pipa.

Cada obra ultrapassa o valor de R$ 310 mil. Neste ano (2023) estão sendo executadas 5 obras do Programa Água Doce no município de Janaúba e já tem mais ação desse programa aprovada para ser executada no próximo ano. Ao todo, prevê-se a realização de 11 obras do Programa Água Doce atendendo 11 comunidades rurais de Janaúba através da parceria entre os Governos Estadual e Federal e a Prefeitura de Janaúba, através da administração Janaúba “Um Novo Tempo, Uma Nova História”. perfazendo o investimento de mais de R$ 3.4 milhões de reais em melhoria no abastecimento de água nas localidades rurais.

O Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Janaúba, José Edmozame Luiz Morais, reafirma que o principal objetivo da secretaria, representando a gestão 2021/2024, é melhorar a qualidade de vida do homem e da mulher do campo.

“O Programa Água Doce é uma ação positiva tanto para as comunidades quanto para a prefeitura. Além da economia aos cofres públicos com a redução do uso dos caminhões pipas, estamos levando saúde através da água potável de excelente qualidade às comunidades contempladas”, justificou o secretário Edmozame Morais. (OLIVEIRA JÚNIOR – Colaborador)