Nos dias 21 e 22 de setembro, Montes Claros sediará o Projeto “Pegada Ambiental” pelo sistema virtual, por causa da pandemia coronavírus, que culminará com o plantio de 3 mil mudas de árvores no Cerrado do Norte de Minas. Nesse dia comemora-se o Dia da Árvore. O Projeto “Pegada Ambiental” traz como premissa a responsabilidade compartilhada pela ampliação da disponibilidade de áreas verdes urbanas para usufruto consciente de toda a comunidade. No dia 21 de setembro, se comemora o Dia da Árvore, será realizado um evento técnico-científico para transmitir aos participantes a importância ambiental das áreas verdes urbanas no sentido de sua capacidade de atuar na redução de problemas ambientais como: redução das ilhas de calor, da poluição do ar; recuperação de solo e cursos d’água, aumento da capacidade de absorção dos lençóis freáticos, melhoraria da qualidade e quantidade da água disponível, além de contribuir para evitar tempestades dentre tantos outros inúmeros benefícios das árvores.
Este envolvimento se dará pela adesão e participação do público nas apresentações de palestrantes de renome, e como resultado deste evento será realizado o plantio de 3 mil mudas de espécies nativas do nosso cerrado. A programação prevê no dia 21 de setembro, às 18 horas, depois da solenidade de abertura, a palestra ‘A Felicidade Que Vem das Árvores’, pela cientista social Alíria Noronha, doutora em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Depois, a palestra ‘Importância Ambiental das Praças, Parques e Áreas de Proteção Ambiental’, por Virgílio Viana, engenheiro florestal com pós-doutorado em Desenvolvimento Sustentável. Rafael Chaves engenheiro florestal e coordenador estadual em Minas Gerais do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), abordará ‘a influência dos incêndios florestais na qualidade de vida das pessoas’. A bióloga Aneliza Miranda Melo gerente do Parque Estadual da Lapa Grande falará sobre ‘Ganhos Ambientais Proporcionados pela Unidade de Conservação Parque Estadual da Lapa Grande’.
No dia 22, o secretario municipal de Meio Ambiente de Montes Claros, Sóter Magno apresentará o projeto de criação de espaços verdes urbanos em Montes Claros. Na sequência, Mariana Fernandes Teixeira – mestre em Arquitetura e Urbanismo e doutoranda em Desenvolvimento Social falará sobre ‘Cidade x Natureza Sob a Ótica da Arquitetura’. Lara Maia Silva Gabrich, mestre em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, professora Coordenadora da Liga de Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Unifip-Moc, abordará o tema ‘Cidadania Ambiental: a participação popular na defesa do meio ambiente’. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)