Talentos de Montes Claros Brilham no Concurso Estadual sobre o Pau Brasil - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Talentos de Montes Claros Brilham no Concurso Estadual sobre o Pau Brasil

Os estudantes montesclarenses Lucas Felipe Ruas Mendes, Kawany Fernandes Maia e Lívia Dias Costa, da escola estadual Simeão Ribeiro dos Santos, sagraram-se vencedores da etapa estadual do concurso de redação com o tema: “Pau Brasil, espécie em extinção”, realizado pelo Lions Internacional. Lucas foi o primeiro lugar na categoria ensino fundamental, enquanto na categoria ensino médio Kawany Fernandes Maia ficou em segundo lugar e Lívia Dias Costa, em terceiro lugar. Eles receberam a premiação na sede do Lions Clube Sertanejo em Montes Claros.

Catarina Durães Caldeira, assistente da Assessoria do Meio Ambiente do Distrito LC-4 de Minas Gerais salienta que inspirada no projeto “Pau Brasil, Conhecer e Plantar”, com o apoio da coordenadora distrital Madalena Martins, há três anos vem promovendo o Concurso de Redação.  O Pau Brasil é árvore nativa brasileira que faz parte da história do país, do bioma da Mata Atlântica e que protege o solo por centenas de anos, está na lista das árvores ameaçadas de extinção.

Esse concurso de redação foi criado com o intuito de incentivar o pensamento sócio- ambiental em toda comunidade escolar, sobretudo os jovens de escolas do ensino fundamental do sexto ao nono ano e ensino médio. Foi divulgado em diversas instituições de ensino em Minas Gerais, onde o Lions atua e tem unidade. Em Montes Claros, o Lions Clube Montes Claros Sertanejo, com apoio da assessoria de meio ambiente realizou esta divulgação em diversas escolas.

Os diretores e professores cumpriram a missão de educadores, motivando seus alunos, que, inspirados, produziram textos. Conforme regulamento, estes textos foram classificados e enviados para a segunda instância em Belo Horizonte. A Escola Estadual Simeão Ribeiro dos Santos foi contemplada com três alunos premiados. Na solenidade de premiação, no Lions Clube Sertanejo, o vereador e ambientalista Soter Magno, que é associado do clube, fez uma palestra abordando o pau Brasil, onde alertou que na época da colonização brasileira, esta madeira foi muito explorada em solo brasileiro e usado na construção de muitos palácios na Europa.

Ele destacou que o Lions ao promover este concurso que despertar e chamar a atenção para a conservação da natureza, pois o processo de degradação está muito avançado colocando em risco as futuras gerações. Os alunos premiados receberam troféu e o “Diploma de Reconhecimento Público” pela participação no concurso, e ainda receberam mudas de “Pau Brasil” que serão plantados na sede da escola onde estudam.