A Assembleia Legislativa de Minas Gerais encerrou os trabalhos de plenário do ano com um saldo de mais de 100 propostas com a tramitação concluída e várias contribuições para a melhoria do estado, especialmente na área de saúde e no combate ao coronavírus. O balanço foi feito nessa semana pelo 1º secretário da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), que elencou as principais realizações do Legislativo.
Além de projetos e ações para equipar o sistema de saúde, a ALMG também economizou recursos se reinventou, ao criar a votação remota, garantindo que os trabalhos não parassem mesmo durante o pico da pandemia.
O ano, que começou com ações para ajudar os mineiros atingidos pelas chuvas e enchentes, precisou ser reprogramado em março, com a chegada da Covid-19. A Assembleia então criou, com sua própria equipe e sem custos extras, um sistema pelo qual os parlamentares puderam votar de forma virtual.
“Foi um ano de muitos desafios, mas também de muitos resultados para o cidadão. Com o nosso trabalho, conseguimos levar recursos e ações para as pessoas que mais precisam, não só na área de saúde, mas também nos setores de assistência social, educação, segurança, economia e outros”, afirmou o deputado Tadeu Martins Leite.
Entre as diversas leis aprovadas com o novo sistema de votação, e também presencialmente, os deputados reconheceram a situação de calamidade do estado e de 487 municípios, dando-lhes mais condições de combater o coronavírus.
A Casa também aprovou um projeto com sugestões dos deputados com várias ações nas áreas da saúde, atividade econômica, medidas administrativas e proteção ao consumidor, como uma medida para coibir os preços abusivos de produtos durante a pandemia, de autoria de Tadeuzinho.
O Legislativo também aprovou uma verba de R$ 324,6 milhões e os deputados redirecionaram suas emendas orçamentárias, tudo para o enfrentamento da doença. A Assembleia também adotou ações para economizar recursos e repassou verba à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para aplicação em pesquisas e equipamentos para combater a Covid-19. Em outra parceria importante, a TV Assembleia cedeu horários para transmitir aulas remotas, contribuindo para a educação do estado.
A Assembleia realizou, ainda, reuniões de fiscalização das ações do Executivo e aprovou projetos para garantir a aplicação assertiva dos recursos no estado, além de trabalhar por políticas públicas em todas as áreas.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)