Tadeu Martins assume Governo de Minas durante viagem de Zema aos EUA - Rede Gazeta de Comunicação
Tadeu Martins assume Governo de Minas durante viagem de Zema aos EUA

DA REDAÇÃO

O presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), exercerá o cargo de governador do Estado a partir da manhã desta sexta-feira (5). O ofício, que comunica a viagem, foi lido durante reunião ordinária na Assembleia Legislativa na quarta-feira (4).

Leite ficará à frente do Executivo por conta da viagem de Romeu Zema (Novo) aos Estados Unidos – com agendas em Boston e Nova York – entre 5 e 11 de maio. Na ausência do governador, quem deveria assumir o cargo seria o vice-governador Mateus Simões, mas ele também está fora do país. Simões retorna a Belo Horizonte a partir de quarta-feira (10).

Com a posse, Tadeu Martins passa a ser o segundo norte-mineiro a exercer o cargo. Antonio Gonçalves Chaves foi presidente das Províncias de Minas Gerais e Santa Catarina, no século 19. Além deles, Antonio Soares Dias foi presidente da Assembleia de 1977 a 1979, mas não existe registro de que ele tenha tomado posse como governador interino.

Os correligionários do deputado Tadeu Martins Leite garantem que ele visitará o Norte de Minas como governador em exercício. A vereadora Maria Helena Lopes esteve com o deputado, em Belo Horizonte, quando sugeriu uma agenda, como a autorização para a retomada dos 37 leitos do hospital universitário, que foram desativados com a exoneração dos servidores contratados. Outra sugestão é que Leite realize reunião em Montes Claros para discutir a construção do Anel Rodoviário Norte que liga a BR-251 e MGT-135, com acesso a Januária.

Durante o período em que Tadeu Martins Leite estiver no Executivo, a deputada Leninha (PT) irá comandar o Legislativo.

Agenda de Zema nos EUA

Um dos objetivos da viagem de Zema é apresentar o potencial de produção de Lítio do Vale do Jequitinhonha e o trabalho das quatro empresas que atuam na região. A meta é atrair mais investimentos.

O primeiro encontro do governador será no sábado (6), em Boston, com os diretores da Boston Metal, que já com negociações avançadas para investir em Minas Gerais.

Na terça-feira (9), em Nova York Zema participa do lançamento mundial do ‘Vale do Lítio’, na Nasdaq, maior bolsa de valores do mundo em negócios de tecnologia e inovação. A ideia é atrair investimentos para o desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha, Nordeste e Norte de Minas em torno da cadeia produtiva do lítio. O mineral é usado na fabricação de baterias de longa duração, para veículos elétricos e aparelhos eletroeletrônicos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: