Sudene faz estudos sobre confecção e deixa Norte de Minas de fora - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Sudene faz estudos sobre confecção e deixa Norte de Minas de fora

A Sudene está realizando  estudo para caracterizar o perfil produtivo e o modelo de negócios dos setores têxtil e de confecções e um aspecto curioso: deixou o Norte de Minas de fora, apesar dos pólos em Espinosa e Taiobeiras. Para viabilizar o estudo, a Diretoria de Planejamento e Articulação de Políticas da Sudene deu início a um processo licitatório, conduzido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que resultou na contratação do Consórcio América-Fato, formado pelas empresas América Estudos e Projetos Internacionais Sociedade Simples Ltda. e Fato Pesquisa Social e Mercadológica Ltda. A proposta é levantar as potencialidades e estratégias que proporcionem o aumento da competitividade, ampliação da capacidade produtiva, de emprego e de geração de renda.

A SUDENE realizara pesquisa de campo, construção de diagnóstico socioeconômico e estudo de competitividade, caracterizando o perfil produtivo e o modelo de negócios, além da elaboração de um plano de negócios. O objetivo é apoiar os setores têxtil e de confecções, que se destacam entre as vocações da região e possuem polos nacionalmente conhecidos, a exemplo do Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco, o Polo do Rio Grande do Norte, o qual conta com a presença do Grupo Guararapes, e o Polo do Ceará.

O público alvo da pesquisa de campo inclui empresários, donos de fábricas, prestadores de serviço para as fábricas, fornecedores de matéria-prima, atacadistas, proprietários de lojas e bancas de comércio, representantes dos centros comerciais (feiras livres e centros/polos comerciais), de associações, de cooperativas, de governos estaduais e municipais, sobretudo das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, entre outros. A pesquisa de campo será aplicada nos meses de dezembro/2022 a março/2023. Também será realizada uma pesquisa qualitativa com roteiro semiestruturado a ser aplicada às instituições, órgãos governamentais, organizações de representação do setor e da cadeia de valor associada ao setor e stakeholders estratégicos.

O estudo busca subsidiar, também, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Sudene na estruturação da rota de integração da cadeia Têxtil e de Confecções na região. Ele vai contribuir para o melhor direcionamento das ações da Sudene em prol do desenvolvimento da região a partir das cadeias têxtil e de confecções, com destaque para a articulação de atores e estratégias e ações de desenvolvimento, assim como para a alocação de recursos dos Fundos Regionais (FDNE e FNE) e dos incentivos fiscais. É destacada também pela Sudene a contribuição do estudo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, definidos pelos 193 países membros das Nações Unidas no âmbito da Agenda 2030. (GA)