Sudene assegura exclusão de 50 municípios do semiárido - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Sudene assegura exclusão de 50 municípios do semiárido

A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) informou na manhã de ontem (7) que os 50 municípios correm risco de serem excluídos do semiárido, são de vários Estados, sendo oito da área mineira, conforme o projeto de delimitação que foi aprovado pelo Conselho Deliberativo (Condel). Conforme a resolução Condel/Sudene nº 150, de 13 de dezembro de 2021 que aprovou a   Proposição n. 151/2021, que trata do Relatório Técnico que apresenta os resultados da revisão da delimitação do Semiárido 2021, inclusive os critérios técnicos e científicos, a relação de municípios habilitados, e da regra de transição para municípios excluídos.

A Sudene informa que várias instituições participaram do processo de revisão da delimitação da região do Semiárido: como  Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR),  Agência Nacional de Águas (ANA),  Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet/Mapa), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Instituto Nacional do Semiárido – Insa/MCTI Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que a resolução nº 150/2021, foi publicada no DOU em 30 de dezembro/2021.

Dos 38 municípios excluídos, dez são da Paraíba, oito de Minas Gerais, sete do Rio Grande do Norte e Sergipe cada, cinco de Pernambuco, quatro de Alagoas, Bahia e Ceará e um do Piaui. Só Espirito Santo e Maranhão ficarão sem municípios excluídos. Os oito municípios mineiros excluídos são Bandeira, Felisburgo, Jacinto, Jordânia, Mata Verde, Rubim, Salto da Divisa e Santa Maria do Salto. (GA)