A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros marcou presença no Conexão Minas-Saúde, realizado entre os dias 5 e 7 de dezembro, em Belo Horizonte, com apresentação da experiência exitosa sobre a participação efetiva dos gestores nas reuniões da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS). O evento, organizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), reuniu 1.200 participantes de todas as regiões do estado e teve como objetivo aperfeiçoar os processos de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, explica que a implementação de ação estratégica visando reforçar a participação dos gestores nas reuniões da CIB-SUS, realizadas tanto em nível microrregional como macrorregional, tem alcançado resultados positivos nas discussões e deliberações das políticas públicas de saúde.
“Além de assegurar a qualidade das discussões e decisões mais realistas provenientes das microrregiões, a troca de experiências entre a SES-MG, o Cosems e os gestores tem contribuído para avançarmos na melhoria e na expansão dos serviços de saúde no Norte de Minas. Consequentemente, o trabalho conjunto proporciona uma melhor prestação de serviços aos usuários do SUS”, pontua Dhyeime Marques.
Por meio da realização de encontros itinerantes nas microrregiões de Saúde Coração de Jesus, Bocaiúva, Montes Claros, Francisco Sá, Salinas, Taiobeiras e Janaúba/Monte Azul, dos 54 municípios integrantes da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde, 33 localidades (61%) alcançaram mais de 80% de participação nas reuniões mensais da CIB-SUS.
Já nove municípios: Verdelândia, Santa Cruz de Salinas, Ninheira, Montezuma, Montes Claros, Mato Verde, Indaiabira, Grão Mogol e Fruta de Leite, obtiveram percentual máximo de frequência nas plenárias. Um dos destaques foi o município de Ninheira que, mesmo distante 365 quilômetros de Montes Claros, obteve 100% de participação nas reuniões da CIB-SUS. Em virtude dos bons resultados, os municípios receberam o “Certificado Gestor de Decisão”.
O coordenador da Assessoria de Governança Regional da SRS Montes Claros, Edson Nunes Ribeiro Júnior observa que “pelo fato das comissões intergestores microrregionais serem essenciais para a regionalização cooperativa das políticas públicas em saúde, a participação dos gestores se torna fundamental no processo de integração de serviços, instituições e práticas”. Edson Ribeiro acrescenta que “há o fortalecimento de parcerias, inovações e formalização de compromissos, o que proporciona a mitigação de impasses e conflitos, além de viabilizar maior representatividade regional nas tomadas de decisões”. (PEDRO RICARDO)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)