Sociedade Rural de Montes Claros participa de reunião com Governo de MG - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Sociedade Rural de Montes Claros participa de reunião com Governo de MG

GIRLENO ALENCAR

A Sociedade Rural de Montes Claros integrou a comitiva do agronegócio que se reuniu com o secretário-geral do Estado, Mateus Simões, e as secretárias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo para debater sobre a Resolução Semad/IEF 3102. A audiência foi em Belo Horizonte, na segunda-feira, no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa. Conforme explicou José Moacyr Basso, presidente da Sociedade Rural, o foco é a normativa conjunta Semad/IEF e a intenção é suspendê-la. “Porém ficou acordado que levaremos o mais rápido possível uma proposta de modificação. A promessa do Secretário Matheus Simões é de suspensão imediata após receber nossa proposta desde que seja possível de ser analisada. Durante o processo de análise a normativa deverá ficar suspensa”, esclareceu o líder Rural.

Segundo o Governo de Minas, a intenção foi estreitar o relacionamento e ampliar o diálogo com as entidades e os produtores rurais. O Estado propôs a criação de um fórum permanente de discussão para debater ações e encontrar soluções para as demandas do setor. O objetivo é que no próximo encontro o grupo apresente propostas que visem atender as reinvindicações relacionadas à intervenção ambiental para que sejam discutidas pelo Executivo. Restrições ambientais têm sufocado o potencial de desenvolvimento do Norte de Minas. Depois da Semad/IEF 3102, qualquer produtor que necessite limpar mais do que 10 hectares de capoeira, que abriga menos de 10 vacas ao longo do ano, é obrigado e apresentar estudo de fauna. Se for para mais do que 100 hectares, a pancada é ainda maior: o estudo de fauna tem que durar 6 meses, e também seguir as mesmas normas exigidas para quem possui mais de 1 mil hectares de área útil.

Participaram do encontro José Moacyr Basso – presidente da Sociedade Rural de Montes Claros e o diretor de meio ambiente e assuntos florestais, João Gustavo Rebello de Paula; Rowena Betina Petroll – presidente da Irriganor; Nilde Antunes Rodrigues Lage – Presidente da Abanorte; Fábio Salles Meirelles Filho – presidente da Aprosoja; Francisco Faria – Federação dos Cafeicultores do Cerrado; Cláudio Ottoni – Associação dos Usuários de Águas da Bacia do Rio Claro; Igor Braga – Analista Jurídico da AMIF; Gestores Sistema FAEMG presentes: os vice-presidentes Weber Bernardes e Renato Laguardia, o superintendente Técnico, Altino Rodrigues Neto e a gerente de Meio Ambiente, Ana Paula Mello; o presidente do Sistema Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Antônio Pitangui de Salvo; a diretora-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF); e Maria Amélia de Coni e Moura Mattos Lins.  Os deputados federais Zé Vitor e Zé Silva e o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, também participaram da reunião de forma virtual.

Na oportunidade, José Moacyr entregou convite da 48ª Expomontes, aos Secretários de Estado presentes na reunião, ao Presidente da Faemg e encaminhou ao governador Romeu Zema oficio sobre o Feira. A Exposição será realizada de 1º a 10 de julho, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros.