Soberania tecnológica e necessidade de recursos para o agro (Parte 2) - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Soberania tecnológica e necessidade de recursos para o agro (Parte 2)

JOÃO CARLOS MARCHESAN

Administrador de empresas, empresário e presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas

O esgotamento precoce do Moderfrota do Plano Safra 2020/21 levou também a uma maior busca de crédito privado. Vários bancos privados ampliaram os negócios realizados com sua linha própria de financiamento com recursos livres, mas o campo se profissionalizou. Os produtores atuam em toda a cadeia produtiva e com reduzidos índices de inadimplência. O perfil do financiamento da produção nacional também se modificou.

Temos que ter claro, que uma indústria moderna e com tecnologia de ponta como é a indústria de máquinas e implementos agrícolas brasileira precisa de linhas de crédito adequadas para que o produtor rural se sinta motivado a investir na sua produção. De outro lado, o fabricante de máquinas também precisa ter assegurado que a demanda será atendida não só com produtos capazes de suprir as necessidades do agronegócio, como também terá como contar com linhas de crédito favoráveis aos seus clientes.

Não podemos perder de vista que o Brasil é um dos principais fornecedores de produtos agropecuários em um planeta que demanda cada vez mais alimento. Espera-se que o Brasil seja responsável por uma grande parte do aumento previsto na produção de alimentos em razão de sua enorme oferta de recursos naturais e ao conhecimento tecnológico adquirido na fabricação de máquinas e implementos agrícolas no país.

Precisamos, portanto, de mais recursos , com custos razoáveis,  para assegurar que o crescimento do setor não seja impedido pela falta de crédito.

%d blogueiros gostam disto: