Ordem de serviço para início das obras foi assinada nesta quarta (12); investimento de R$260,2 milhões irá beneficiar cerca de 1,8 milhão de pessoas, além de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do Norte de MG
“Qual o custo de atravessar uma hora e meia de estrada de barro diariamente? Custa a paciência do usuário, a saúde, o desenvolvimento. A verdade é que só há desenvolvimento se houver estrada”. A fala do ministro dos Transportes, Renan Filho, resume a importância da pavimentação do único trecho não asfaltado da BR-135/MG, entre os municípios de Manga e Itacarambi, no Norte de Minas Gerais. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada nessa quarta-feira (12) pelo ministro.
Serão investidos R$260,2 milhões nas melhorias de 57,4 quilômetros da rodovia, que irão beneficiar cerca de 1,8 milhão de pessoas, além de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região.
“Essa é uma obra muito aguardada pelo povo e que agora, no Governo do presidente Lula, a gente autoriza seu início. E com isso, todas as outras áreas se beneficiam conjuntamente”, afirmou o ministro dos Transportes.
O asfaltamento irá, ainda, impulsionar o escoamento da produção local, como algodão, cereais e carne, além de fortalecer a integração rodoviária, uma vez que a BR-135 faz a ligação entre Minas Gerais, Bahia, Piauí e Maranhão, cortando o semiárido nordestino.
“Tem obras que são difíceis e tem outras que são bem mais difíceis. Se não tivéssemos juntado a força que a gente juntou, não estaríamos assinando essa Ordem de Serviço hoje. A previsão é que a obra comece nos próximos 20 dias”, detalhou Fabrício Galvão, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
A deputada federal Célia Xakriabá, que participou da cerimônia, é natural de São João das Missões – também conhecido como São João dos Índios —, um dos municípios que serão beneficiados com o asfalto. Ela destacou as dificuldades históricas da região com serviços básicos, como deslocamento e abastecimento.
“Quantas vidas perdemos nos últimos anos porque o atendimento médico demorou a chegar? E tudo chega mais caro na região, até os alimentos básicos, como o arroz, têm preços elevados. Por isso essa obra é tão importante’. Em pleno século XXI, no ano de 2025, o ministro Renan Filho está deixando um legado para o futuro da nossa região”, enfatizou a deputada.
Investimento que dá resultado
Em 2024, o Governo Federal investiu R$731 milhões em obras públicas em todo o estado de Minas Gerais, enquanto que em 2022, no último ano da gestão anterior, o aporte foi de apenas R$ 273 milhões.
Esse aumento expressivo de recursos traz impactos concretos para a qualidade da malha rodoviária. O percentual de rodovias classificadas como ruins ou péssimas em 2022 caiu de 32% para 12%, em 2024, enquanto as rodovias avaliadas como boas saltaram de 42% no último ano do governo anterior para 61% este ano.
“Com a continuidade dos investimentos, nossa expectativa é encerrar o ano com o melhor índice de qualidade registrado desde o início das medições, consolidando um novo padrão de excelência para a infraestrutura viária do estado e do Brasil”, finalizou Renan Filho. (Ministério dos Transportes)
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