Sistema municipal lança tema que será trabalhado na Educação Infantil - Rede Gazeta de Comunicação
Sistema municipal lança tema que será trabalhado na Educação Infantil

A Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros (SME), por meio da Coordenadoria de Educação Infantil, apresentou na última sexta-feira, 1º, o tema que será trabalhado nas escolas de educação infantil do Sistema Municipal de Educação durante o primeiro semestre do ano letivo. O evento, realizado no auditório da Escola Técnica, reuniu diretores escolares, supervisores e analistas da SME, e também contou com a participação do vice-prefeito Guilherme Guimarães e da secretária de Educação, professora Rejane Veloso Rodrigues.

Para este ano, o tema escolhido foi “Sementes, a mágica da vida” e, de acordo com a coordenadora Jane Aparecida Lopes de Freitas, será realizada uma programação especial de atividades, alinhada com a agenda pedagógica, com objetivo de proporcionar às crianças e toda a comunidade escolar o conhecimento e a conscientização sobre a temática. “Vamos explorar e investigar o meio ambiente que nos rodeia, ensinando as crianças a preservar e a colaborar para perpetuar as espécies de plantas, através do estudo das sementes”, explica.

Durante o lançamento, o vice-prefeito Guilherme destacou a importância da escola na formação do cidadão. “A nossa vida na terra deve ser marcada pelo plantio de boas sementes, e a educação é fundamental nesse momento de semear, que são os anos iniciais da formação do conhecimento. É um trabalho muito importante e muito difícil. Receber uma criança e talhá-la para a vida é realmente um grande desafio. Só temos que agradecer aos alunos e seus familiares, aos profissionais da educação, a todos os servidores da secretaria, pela dedicação, eficiência e competência. É isso que nos faz acreditar no ensino público. Muito obrigado a todos”, reconheceu.

A secretária Rejane Veloso destacou que, todos os anos, a Educação Infantil trabalha um tema voltado para as questões ambientais, contribuindo para desenvolver, desde a infância, uma nova consciência em relação à preservação. “No ano passado, foi trabalhada a reciclagem, incentivando as boas práticas na separação de materiais recicláveis e a coleta seletiva junto à comunidade escolar. E nesse ano, o tema vai estimular a curiosidade das crianças em relação ao surgimento da vida, através das sementes. É um projeto importante porque, além da promoção do conhecimento de forma transversal, também integra a comunidade escolar e todas as áreas da gestão municipal”, avaliou.

Para Heloísa Prates, diretora do CEMEI Professora Heloísa Sarmento, é importante trabalhar na Educação Infantil um projeto que tenha o cunho científico da investigação. “Tudo o que a criança aprende ela leva para casa e isso transforma a vida das famílias e da comunidade em geral”, destacou.

A supervisora pedagógica Zulma Lins também destacou a importância do tema para o desenvolvimento cognitivo das crianças. “É um projeto voltado para a questão ambiental, para o cuidado com a natureza e sua diversidade, que às vezes a gente não consegue explorar, e as crianças, na sua praticidade, conseguem realizar trabalhos, ideias e aprendizagens através dessa experiência com o meio ambiente”, ressaltou. (Ascom PMMC)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: