O Sistema Faemg Senar, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento assinaram, nesta quinta-feira (25/4), um protocolo de intenções para que possam atuar, de maneira conjunta, na regularização dos usuários das águas subterrâneas no Norte de Minas Gerais, melhorando as condições para a necessária busca de segurança hídrica para os produtores rurais, e consequentemente da segurança alimentar e do desenvolvimento regional.
O protocolo alcança a bacia do Rio Verde Grande, e visa orientação relacionada a boas práticas, desenvolvimento de arranjos para apoiar a regularização dos usos de água, bem como de mecanismos e propostas que possam auxiliar no incremento de disponibilidade hídrica na bacia. Os produtores nesta bacia, em áreas com Declarações de Áreas de Restrição e Controle em Avaliação tem passado por situações de insegurança que afetam a capacidade de manutenção da produção de alimentos, tornando importante essa agenda positiva integrada.
Segundo o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, a instituição atua junto aos produtores rurais mineiros para potencializar a adoção de práticas sustentáveis nas diversas cadeias, e a assinatura desse protocolo é mais uma conquista. “O Sistema Faemg Senar leva capacitação, proporciona assistência técnica e gerencial a milhares de produtores anualmente, pautando as ações em tecnologias e práticas que visam a produção com sustentabilidade e conservação dos recursos naturais, contribuindo globalmente para a segurança alimentar das atuais e futuras gerações. E há muito tempo não vemos esse tipo de investimento estratégico no Estado”, disse.
Diálogo para avançar
A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, destacou que o encontro entre as instituições reforça a postura da entidade em construir soluções contínuas para o agro. “Assinamos um protocolo de intenções, considerando o desafio da gestão hídrica em nosso Estado, em um esforço contínuo entre a Faemg, os Sindicatos Rurais, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas e todo o Sisema, para dar condições de regularização aos produtores rurais que dependem da água subterrânea para o seu abastecimento, para consumo e para o processo de irrigação”, explicou.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, enfatizou a importância do diálogo do Governo de Minas com o setor produtivo para levar renda, emprego, sustentabilidade e ajudar a fixar o homem no campo. “Nós, agricultores, temos o dever de manter a sustentabilidade na área rural e, além disso, dialogar para conseguir evoluir tendo as legislações e as pesquisas para nos embasar e nos dar segurança jurídica. O que destaco nessa reunião de hoje é justamente o diálogo entre as equipes da Secretaria de Agricultura, Secretaria de Meio Ambiente e a Faemg, caminhando de mãos dadas nas questões que envolvem o desenvolvimento do agro mineiro, que é um dos mais sustentáveis do Brasil”, destacou.
Também participaram da reunião o secretário-adjunto da Semad, Leonardo Monteiro, o diretor-geral do Igam, Marcelo Fonseca, a diretora do Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros, Hilda Loschi, o diretor-geral do IEF, Breno Lasmar, os vice-presidentes do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes e Renato Laguardia, o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Jr., o assessor especial da diretoria, Antônio Álvares, a gerente de sustentabilidade, Mariana Ramos, entre outros colaboradores.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)