Sistema Faemg premiou bovinocultura de corte - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Sistema Faemg premiou bovinocultura de corte

A 1ª Premiação do ATeG Bovinocultura de Corte do Sistema Faemg Senar consagrou dez produtores rurais que apresentaram melhores resultados no ciclo de 12 visitas do Programa de Assistência Técnica e Gerencial no ano passado. A solenidade de entrega ocorreu em Uberaba, durante a ExpoZebu. No Norte de Minas, três produtores rurais da cidade de São Francisco foram premiados. Cleiton Mendes Almeida foi o segundo colocado do estado na categoria Ciclo Completo. Ele, que atua na pecuária de corte desde 2001 e tem a atividade como principal sustento da família, transformou a forma de atuar em campo e tem colhido bons resultados com as novas práticas adotadas, inclusive com a indicação ao prêmio.

“Receber a premiação foi uma surpresa. Quando comecei a participar do ATeG não imaginava que receberia um prêmio. Eu queria realmente evoluir na atividade, usufruir ao máximo do que o técnico tem a passar, e foi o que fiz. É um ânimo extra para manter as boas práticas e novos conhecimentos que aprendi”.

No caso de José Aroldo de Almeida não é diferente. Ele foi premiado na categoria Cria, em segundo lugar. Na propriedade as mudanças já estão em andamento e a todo vapor para seguir evoluindo. Ele adaptou manejos, alimentação e a rotina de trabalho, que possibilitaram maior rendimento das 170 cabeças de gado. “Lidar com a fazenda e as novas tecnologias é prazeroso. O ATeG mudou muito a rotina de trabalho. Entre várias novidades, passei a adotar um sistema de divisão da fazenda em módulos, onde os animais ficam em sistema rotacionado, o que melhorou meu aproveitamento do capim, porque consigo evitar perda de alimento pelo pisoteio do pasto constante”, relata.

Na mesma categoria, Rogério Fonseca Rocha, que coordena duas fazendas que já estão na família há muitos anos, vê no ATeG o início de uma nova etapa dos empreendimentos, com mais técnica e profissionalismo. “Eu sempre busquei melhorar, mas a assistência do Sistema Faemg Senar tem sido um diferencial no dia a dia, com um acompanhamento em todas as fases da fazenda. O programa é essencial. Só quem busca esse conhecimento técnico sabe falar da mudança que é possível conquistar”.

As premiações foram divididas nas categorias Cria, Recria e Engorda, Ciclo Completo e Sucessão Familiar. Também foram contemplados com o prêmio, três técnicos de campo e um supervisor que se destacaram no Programa ATeG. (GA)