Com o objetivo de reforçar a importância da segurança e prevenir acidentes no ambiente hospitalar, teve início nesta segunda-feira (27), a 27ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Hospital Aroldo Tourinho (SIPAT). O evento, que ocorre anualmente, é uma iniciativa da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e promove a conscientização sobre práticas seguras, redução de riscos e de doenças ocupacionais no ambiente de trabalho.
Palestras, workshops e atividades práticas foram programados para abordar diferentes aspectos da prevenção de acidentes, proporcionando conhecimento e ferramentas para a promoção de práticas mais seguras no cotidiano hospitalar.
De acordo com a superintendente do hospital, enfermeira Ana Paula Lopes Santos Guerra, a “SIPAT tem como mérito levar conhecimento ao público interno, com temas abrangentes e envolventes, agindo de forma integrada em benefício da comunidade hospitalar”.
“Os assuntos que serão abordados durante a semana são de grande importância para a segurança e prevenção. Todo o trabalho da CIPA é reforçado com esse evento, que nos aproxima e nos envolve, deixando a todos mais esclarecidos e atuantes”, afirmou a superintendente.
“Nosso objetivo com a Semana é de orientar e conscientizar os colaboradores sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente do trabalho, além de despertá-los para a necessidade da prática constante da segurança”, explicou a presidente da CIPA, psicóloga Mayra de Souza Vieira.
Dentre os destaques da programação, a palestra “Segurança Psicológica no Ambiente de trabalho: Impactos e Desafios”, ministrada pelo psicólogo Cláudio Medeiros Santos, vice-presidente do HAT e coordenador do Serviço de Psicologia Hospitalar.
“Hoje na abertura da Semana de Prevenção de Acidentes do Hospital Aroldo Tourinho, tivemos a oportunidade de trazer um tema muito interessante, que é objeto de atenção das organizações de ponta, que é a segurança psicológica. Uma crença compartilhada de aquele ambiente é psicologicamente seguro”, salientou o vice-presidente.
Cláudio Medeiros ressaltou ainda que “um ambiente psicologicamente seguro é aquele onde temos a oportunidade de se manifestar, de cometer equívocos sabendo que a partir deles não seremos criticados e nem excluídos, pelo contrário, incluídos. E a equipe trabalha no sentido de encontrar soluções para esses problemas complexos de maneira integrada. É um requisito fundamental para que alcancemos a chamada equipe transdisciplinar”.
Na abertura da 27º SIPAT, o presidente do HAT, professor Paulo César Gonçalves de Almeida. afirmou que “a segurança é uma prioridade para nós, e a SIPAT é a oportunidade de fortalecer esse compromisso com todos os envolvidos, reforçando a visão do hospital de proporcionar não apenas tratamento de qualidade, mas também ambiente seguro e propício a todos que nele transitam”.
“Agradecemos aos organizadores pelo empenho em desenvolver a programação deste evento importante. Sabemos que ter um ambiente seguro, tanto físico como mental, é dever de cada um de nós, lembrando que ao fazer a nossa parte, estaremos contribuindo com o nosso próximo”, salientou o professor Paulo César.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)