O Sindicato dos Empregados no Comércio de Montes Claros realizou a primeira Assembleia Geral através das plataformas digitais, para dá início a Campanha Salarial 2022. A mesa virtual de trabalhos foi composta pelo presidente Osanan Gonçalves, diretor tesoureiro Francisco Gomes, secretário Anubio Carlos e a diretora de Assuntos da Mulher Daniella Ribeiro. O principal objetivo da negociação salarial é discutir as melhores condições de trabalho e um salário mais justo para categoria, o pedido é que em 1° de fevereiro de 2022, data-base da categoria profissional, a proposta é do reajuste salarial no percentual equivalente a soma do INPC acumulado no período de 1° de fevereiro de 2021 a 31 de janeiro de 2022, acrescido a 10% a título de ganho real, sobre os salários e demais cláusulas econômicas vigentes.
Os trabalhos foram iniciados com a fala do presidente, Osanan Gonçalves, que afirmou os direitos já conquistados pela Convenção Coletiva até 2023 e que a luta continua para que no ano de 2022 as cláusulas econômicas sejam ajustadas e novas cláusulas sejam incluídas e melhoradas. “Os trabalhadores têm percebido a importância do sindicato, sobretudo nos últimos anos em que fomos afetados pela pandemia. Felizmente conseguimos manter nossa equipe trabalhando e conseguimos firmar acordos para garantir os direitos dos trabalhadores, dentre outras lutas. E isso só pode continuar com o apoio de todos, vamos continuar firmes na nossa luta e contamos com o apoio de toda a categoria para conseguirmos êxito em mais essa Campanha Salarial”, finalizou o presidente.
Na pauta, também estão a discussão e aprovação das formalidades legais para a cobrança e desconto da contribuição sindical obrigatória (art. 8º e art. 149 da Constituição Federal), prevista nos arts. 545 a 600 da CLT. Autorização para desconto de contribuições dos empregados da categoria para manutenção da Entidade Sindical, a serem previstos em convenções e acordos coletivos de trabalho. Autorização à Diretoria para promover negociações coletivas com as representações patronais e com as empresas, celebrar convenções, acordos coletivos, termos aditivos e ou ajuizar dissídios coletivos, celebrar acordos judiciais ou prosseguir nas ações coletivas. Autorização para exercer o direito de greve na forma da Lei 7.783/89. Autorização para renovação da cláusula da Convenção Coletiva ou Acordo Coletivo de Trabalho, que trata sobre o Plano de Assistência à Saúde e ou Odontológico para toda a categoria. Para votar os comerciários pode estar indo até a sede do sindicato e preencher a cédula de votação, para ter a oportunidade de aprovar ou não as reivindicações para os próximos Acordos Coletivos e Convenção Coletiva de Trabalho. A Assembleia Geral foi gravada e ficará disponível no site e nas redes sociais do sindicato para quem quiser acompanhar.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)