A diretora estadual do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG), Núbia Roberta Dias, denunciou à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fura-Filas da Vacinação da Assembleia Legislativa que servidores do Hospital Universitário da Unimontes, em Montes Claros e que pertence ao Estado, ainda não teriam recebido a vacina, enquanto servidores da Secretaria Municipal de Saúde já teriam sido vacinados. A denúncia vem reforçar a situação denunciada pelo reitor da Unimontes, professor Antonio Avilmar Souza e pela direção do hospital.
Ela explicou que a vacinação contra a Covid-19 realizada diretamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) a alguns de seus servidores fere os parâmetros e a organização do Plano Nacional de Vacinação (PNI), pelo qual os municípios são os responsáveis por aplicar as vacinas. Núbia questionou, contudo, qual seria a responsabilidade desses servidores da SES pelo ocorrido, uma vez que eles teriam sido chamados pelo órgão a se vacinarem em fevereiro, aí incluído o então titular da pasta. “Qual é a culpa do servidor que recebe um comunicado para ser imunizado (segundo ela o Memorando 007), que recebe uma deliberação da Cibe dizendo que é a sua vez?”, indagou a diretora estadual do sindicato, referindo-se a uma deliberação da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais.
A sindicalista ainda disse, entre outros, que a divulgação da lista com o nome desses trabalhadores tem gerado adoecimento em muitos deles, como crises de pânico e depressão, além de agressões e ameaças, incluindo pichação de muros onde moram. Também secretária executiva da Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS, a diretora do sindicato acrescentou que a entidade, a partir de então, iniciou uma apuração junto às regionais, para entender o que estava acontecendo com a imunização da categoria. Das 28 regionais, até agora há respostas de 18. Com base nelas, Núbia afirma que nenhum servidor do Estado fora da área de saúde foi vacinado pela SES. Ela admitiu, contudo, dificuldades para verificar possíveis casos de servidores da lista de vacinados no interior, mas confirmou que dez deles, da área de regulação da regional de Barbacena (Central), teriam sido vacinados. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)