Quarenta e nove municípios que integram a macrorregião de Saúde Norte, e que possuem até 10 mil habitantes, estão sendo contemplados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com o repasse de mais de 805,9 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados em unidades que atendem usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Os critérios para a distribuição de álcool em gel, aventais descartáveis e impermeáveis, máscaras, óculos de proteção, protetores faciais e toucas descartáveis foi aprovada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite do SUS (CIB-SUS) realizada dia 15 de março, em Belo Horizonte.
De acordo com a Deliberação 4.140, publicada dia 22 de março pela SES-MG, serão beneficiados com o repasse dos materiais 193 municípios que integram as áreas de atuação das unidades regionais de saúde de Montes Claros, Pirapora, Januária, Governador Valadares, Coronel Fabriciano, Teófilo Otoni, Pedra Azul, Diamantina, Patos de Minas e Unaí.
A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, explica que “a seleção dos municípios levou em conta a necessidade de apoiar as localidades de menor porte populacional, com maior dificuldade de acesso a insumos para o atendimento de demandas da saúde. Além disso, foi levado em consideração o fato de que 56% dos municípios do Estado possuem menos de 10 mil habitantes e a possibilidade de fortalecer, por meio de insumos, o atendimento à saúde pública municipal”.
Para as regiões selecionadas pela SES-MG, o quantitativo de materiais a serem repassados aos municípios é constituído de mais de 2,2 milhões de máscaras descartáveis; 677,5 mil máscaras N95 não destinadas ao uso médico e hospitalar; 100,5 mil protetores faciais; 78,9 mil toucas descartáveis; 10,4 mil máscaras N95; 936 frascos de 500 mililitros de álcool em gel; 2 mil aventais descartáveis; 98 óculos de proteção e 70 aventais impermeáveis.
Na segunda-feira (10), na área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, 35 municípios começaram a receber mais de 539,1 mil insumos. Estão sendo contempladas as seguintes localidades: Glaucilândia; Lagoa dos Patos; Santa Cruz de Salinas; Juramento; São João do Pacuí; Joaquim Felício; Berizal; Serranópolis de Minas; Josenópolis; Catuti; São João da Lagoa; Guaraciama; Vargem Grande do Rio Pardo; Gameleiras; Fruta de Leite; Francisco Dumont; Novorizonte; Itacambira; Rubelita; Cristália; Pai Pedro; Olhos D´Água; Botumirim; Padre Carvalho; Mamonas; Engenheiro Navarro; Santo Antônio do Retiro; Indaiabira; Jequitaí; Claro dos Poções; Nova Porteirinha; Curral de Dentro; Montezuma; Riacho dos Machados e Verdelândia.
Dez municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária também vão receber mais de 204,9 mil insumos, destinados aos serviços de saúde. São eles: Campo Azul; Miravânia; Ibiracatu; Juvenília; Patis; Luislândia; Pintópolis; Cônego Marinho; Japonvar e Lontra.
Na área de atuação da GRS Pirapora, quatro municípios receberão mais de 61,8 mil insumos para os serviços de saúde: Santa Fé de Minas; Ponto Chique; Lassance e Ibiaí.
Os municípios contemplados têm prazo de cinco dias para retirada dos insumos nas unidades regionais da SES-MG, a partir da data de notificação da disponibilização. Caso isso não ocorra os materiais poderão ser remanejados a outros municípios, respeitados os princípios da equidade e da eficiência. (Ascom SES-MG)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)