Servidores da Feam apresentam artigo sobre cultura de monitoramento - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Servidores da Feam apresentam artigo sobre cultura de monitoramento

A gestão ambiental de Minas Gerais marcou presença no XII Congresso Consad de Gestão Pública, realizado na última semana, em Brasília. O evento, considerado um dos maiores encontros nacionais voltados para a gestão pública no país, contou com a apresentação do artigo “Comunicação e mudança organizacional: Estudo de caso da implementação de metodologia de planejamento na Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam)”. O trabalho trata de uma experiência de êxito da Feam em criar uma cultura de monitoramento, por meio da verificação bimestral do desempenho de seus indicadores e produtos definidos anualmente no planejamento de nível tático do órgão.

O artigo foi apresentado pela coordenadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa, Programas e Projetos da Feam, Lauren Siqueira; e pelo analista ambiental Éder Rocha. “Compartilhar a nossa experiência com outros entes da federação, que vivem questões comuns, é importante para o aprimoramento da gestão pública” afirma Lauren Siqueira.

Para Éder Rocha, a participação da Feam no evento é uma forma de estimular a produção científica alinhada à prática administrativa e gerencial. “O evento amplia e fomenta boas práticas na administração pública brasileira em distintas frentes temáticas”, observa o analista ambiental.

Planejamento tático

A Feam elabora, anualmente, seu Planejamento Tático, buscando evidenciar as principais entregas e atividades que são desenvolvidas em seus diferentes setores. Esse planejamento, realizado desde 2020, tem passado por aprimoramentos periódicos, a fim de oferecer maior racionalidade e transparência aos fluxos e processos realizados na Fundação. Com o intuito de dar transparência e registar o conteúdo do Planejamento Tático da Feam, os documentos disponibilizados no site da instituição apresentam com mais detalhes as informações relevantes para o planejamento anual do órgão.

“O processo de planejar é bem dinâmico, por isso, precisamos mobilizar atores, estar atentos aos recursos necessários e disponíveis para implementar as ações, além de fazer ajustes ao longo do tempo para que as instituições públicas consigam alcançar seus objetivos”, reitera Lauren Siqueira. No setor público, uma das especificidades do planejamento reside no fato de que qualquer ação governamental deve estar alinhada ao interesse público, expresso em leis, planos plurianuais e programas públicos.

Com base no Planejamento Tático que a Feam vem desenvolvendo, a instituição tem ampliado a capacidade de monitorar processos e se orientar sobre a evolução de seus indicadores e produtos, que expressam os serviços e entregas que ela presta em Minas Gerais. Essa prática permite antecipar problemas e pensar em possíveis alternativas para enfrentar situações indesejadas, em busca do alcance dos objetivos mais estratégicos da instituição.

Os principais documentos que compõem o ciclo anual de Planejamento Tático da Feam podem ser acessados, clicando aqui.

Congresso Consad

Desenvolvido desde 2008, o Congresso é considerado um dos maiores eventos nacionais voltados para a gestão pública no país. Organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad), o evento reuniu neste ano mais de 3 mil agentes públicos de todos os estados brasileiros para dialogar sobre boas práticas na gestão pública.

Líderes, gestores e servidores públicos puderam debater o futuro da gestão pública no Brasil e compartilhar conhecimentos e práticas em assuntos como Agenda ESG, Gestão de Ativos, Transformação Digital, Gestão de Pessoas, Ciência de Dados, Escolas de Governo e Compras Públicas. (Ascom/ Sisema)