Sertanejo: do clássico ao universitário, gênero se mantém entre as preferencias dos jovens - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Sertanejo: do clássico ao universitário, gênero se mantém entre as preferencias dos jovens

JOYCE ALMEIDA

O sertanejo é um dos gêneros musicais mais escutados no Brasil. Há anos são lançados inúmeros sucessos de grandes artistas nacionais, se tornando ídolos de milhares de pessoas em todo o país, e até no exterior. Boa parte das composições que conquistam o público fala sobre experiências de fortes amores e desilusões vividas pelos próprios compositores e artistas, e até de histórias de personagens arrebatados pelos sentimentos vivendo intensas paixões. Muitas das histórias contadas nas músicas sertanejas refletem a realidade de vários brasileiros, como fim de romances, traições, relacionamentos conturbados, entre diversos outros temas.

A voz feminina também vem ganhando cada vez mais espaço, especialmente desde a última década. São grandes mulheres que lutaram contra o machismo e o preconceito para chegarem ao topo das plataformas digitais, sendo as artistas mais acessadas e ouvidas nos últimos tempos.

Embora grande parte da população adore esse estilo, os jovens são os principais consumidores das músicas e eventos sertanejos, como é o caso da estudante Yngrid Vianello. “Tenho 20 anos de idade e desde meus 13 amo ouvir música sertaneja. Para mim, trata-se de um gênero que vem ganhando mais e mais espaço; e o quê me atrai mais são os temas das canções, que falam muito do cotidiano do brasileiro. Acho que é por isso que o povo brasileiro gosta tanto. Atualmente sou muito fã da dupla Maiara & Maraisa, e o que mais gosto nelas são as letras de suas músicas. Elas falam sobre a valorização da mulher, além das situações que passamos no dia a dia. Tudo isso faz com que nos identifiquemos e, assim, gostamos cada vez do estilo”, conta a estudante.

Outro grande fã do gênero é Sidney Santana, de 26 anos de idade. “Gosto muito do sertanejo, porque me identifico bastante. É um som que me agrada e acredito que não ofende ninguém, que é o mais importante. A música me ajudou a passar por muitos momentos difíceis. Amo cantar e dançar ouvindo sertanejo, isso eleva muito meu astral, pois são letras incríveis, sempre uma mais linda do que a outra. É um ritmo que, com certeza, não pode faltar em uma festa. Se eu escutar músicas de Maiara & Maraisa, Eduardo Costa e Gusttavo Lima, por exemplo, meu dia fica perfeito”, relata o fã. (Sob supervisão de Stênio Aguiar)