Professores de Literatura que atuam no Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros participam, nesta terça-feira, 28, de mais um curso de formação ministrado pela coordenação do projeto Montes Claros na Trilha da Leitura. O curso acontece durante todo o dia, no auditório da Escola Técnica, no bairro Alto São João.
A coordenadora Éllen Santa Rosa explica que o objetivo é orientar os docentes em relação às múltiplas possibilidades de abordagem da prática literária. “A gente precisa ensinar os alunos a escolher o melhor livro e a inserir em sua rotina a leitura literária. O ideal é começar com livros menores e depois ir avançando para um conteúdo mais denso, mais substancial, e o papel do professor é fundamental para promover esse incentivo, de forma criativa”, observa a professora.
Neste ano, o Trilha da Leitura está trabalhando com o tema ‘Semear literatura, cultivar leitores’, com vivências literárias afetivas, éticas e estéticas. “Na formação de hoje, estamos falando sobre florir. Florir de fato, mas também no aspecto figurado: florir nas emoções e na vida, para explorar a literatura na prática pedagógica”, completa Éllen.
Durante a formação, os professores recebem orientações para explorar o tema por meio de apresentações teatrais, contação de histórias, música e dança, aspectos que favorecem a aprendizagem sobre gêneros literários, de forma lúdica. “A formação é importante porque desperta a criatividade e contribui para o nosso desenvolvimento, enriquecendo sobremaneira nossa prática pedagógica em sala de aula, levando nossos alunos a também desenvolverem o gosto e o prazer pela leitura”, avalia a professora Frediane Patrícia, professora de Literatura do CEMEI O Bom Samaritano.
O curso faz parte do Programa de Formação Permanente da Secretaria Municipal de Educação e é realizado periodicamente, conforme a Agenda Pedagógica 2024, com participação dos professores de Literatura de todos os segmentos da educação básica. “A formação continuada tem sido fundamental para a melhoria dos índices de aprendizagem dos nossos alunos. E os resultados já têm sido apontados nos índices de avaliação, que comprovam a melhoria dos níveis de aprendizagem em todos os conteúdos curriculares”, destaca a secretária de Educação da Prefeitura, professora Rejane Veloso Rodrigues. (JERUSIA ARRUDA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)