Senador Carlos Viana reúne consórcios públicos que representam mais de 200 municípios do Sul de MG - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Senador Carlos Viana reúne consórcios públicos que representam mais de 200 municípios do Sul de MG

Em reunião, nesta quarta-feira (29), organizada pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), mais de 50 prefeitos e presidentes de seis consórcios públicos que representam mais de 200 cidades da Região Sul de Minas Gerais puderam trazer as demandas de cada município ou microrregião.

As dificuldades no orçamento para cumprir os gastos com a educação e a saúde, a necessidade de uma renovação das ambulâncias do SAMU, investimentos nas estradas que cortam as cidades foram as necessidades mais expostas pelos prefeitos.

O senador Carlos Viana ouviu atentamente todas as solicitações e afirmou que trabalhará para buscar as soluções para a região, assim como fez ao intermediar junto ao Ministério da Saúde, no ano passado, para a renovação de 12 ambulâncias do SAMU, que serão entregues muito brevemente em Varginha e usadas para toda região.

“São muitas reclamações dos prefeitos em especial em relação as estradas e me comprometi de buscar soluções com o DNIT. Os prefeitos estão com dificuldade para o pagamento dos professores, em especial aqueles que cuidam de crianças especiais. Vamos tentar junto ao governo federal soluções para resolver. Em relação à saúde, o sucateamento das ambulâncias do SAMU foi unânime e vamos tentar financiamento para resolver essa questão”, disse o senador Carlos Viana.

Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas (CISSUL SAMU); Associação dos Municípios da Microrregião do Circuito das Águas (AMAG); Consórcio Intermunicipal da Baixa Mogiana (CIMOG/MG); Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião de Lavras (CISLAV); Associação Pública da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG); e Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí (AMESP) foram as entidades que participaram.

O prefeito de Bueno Brandão e presidente do CISSUL SAMU, Sílvio Félix, agradeceu o senador pelo apoio na chegada das ambulâncias e ressaltou a necessidade de uma atenção especial para a modernização do SAMU. “Seria importante que a bancada de Minas olhasse com mais atenção a essa questão. O SAMU salva vidas e a maioria dos veículos está desatualizado”, disse Félix.

A atualização da frota do SAMU também foi solicitada pelo presidente do CIMOG, prefeito Custódio.

Já a presidente da AMESP, prefeita Rosângela Dantas, destacou a necessidade de melhorias nas estradas federais e estaduais que cortam a região. Mesmo tema abordado pelo presidente da AMAG, Edmir Silva. “Muitas das nossas cidades dependem do turismo e as estradas nesta situação vergonhosa afastam os turista”, disse Silva.

Fabiano Moreti, presidente do CISLAV, agradeceu o senador pela oportunidade em levar todas as demandas da região. “Em 13 anos em que estou na política, nunca havia sido recebido por um senador da República em pleno mandato. Obrigado por nos receber e nos ouvir”, concluiu.