Seminário virtual discute políticas públicas para o uso do controle biológico por produtores rurais - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Seminário virtual discute políticas públicas para o uso do controle biológico por produtores rurais

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), realiza o X Seminário de Políticas Públicas para o Setor Rural amanhã (2), a partir das 9h. O evento, gratuito e totalmente on-line, terá “Controle Biológico” como tema da edição e transmissão ao vivo pelo canal oficial da Seapa no Youtube.

Para o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa e moderador dos debates, Carlos Bovo, a temática é de grande relevância atualmente. “Principalmente quando pensamos em sustentabilidade na agricultura, redução de custos e uso consciente de defensivos agroquímicos, a utilização de agentes biológicos é um importante aliado na produção de alimentos seguros”, explica.

A pesquisadora da Epamig, Madelaine Venzon, também ressalta a importância de informações qualificadas sobre a tecnologia de controle biológico entre agricultores. “As políticas públicas devem contemplar desde o aporte de recursos para a pesquisa, à implantação de programas para adoção das tecnologias já desenvolvidas, treinamentos, incentivos ou subsídios ao produtor usuário”, sublinha.

Nesta décima edição, serão discutidos assuntos como Programa Nacional de Bioinsumos, pesquisas aplicadas em Minas Gerais e casos de biofábricas de sucesso no estado. Para isso, participam das palestras e do debate representantes do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Associação Mineira de Produtores de Algodão (Amipa) e da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte.

Seminário de Políticas Públicas

O Seminário de Políticas Públicas para o Setor Rural é uma iniciativa da atual gestão do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com outros órgãos municipais, estaduais e federais, além de entidades privadas do complexo agroindustrial mineiro Os encontros acontecem desde 2019 e, no último ano, ganharam o formato virtual.

O público-alvo das edições é composto por gestores municipais, agentes públicos estaduais e federais, produtores rurais, entidades representativas do setor privado, pesquisadores e estudantes, entre outros atores da sociedade que tenham interesse nas políticas para o campo. Em média, o evento é realizado com periodicidade bimestral.

Programação

9h – Abertura – Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ana Maria Soares Valentini; Diretora-Presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Nilda de Fátima Ferreira Soares

Palestras:

A diretora do Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária do Mapa, Sibelle de Andrade Silva ministra a palestra sobre o Programa Nacional de Bioinsumos. O diretor-executivo da Associação Mineira dos Produtores de Algodão da Amipa, Lício Augusto Pena de Sairre palestra sobre a Aplicação e Resultados do Controle Biológico na Agricultura Mineira: Biofábrica da Amipa. A pesquisadora da Epamig, Madelaine Venzon irá abordar o ‘Controle Biológico: Pesquisas Aplicadas em Minas Gerais’.

O diretor de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Dany Silvio Amaral irá falar sobre as ‘Experiências: Política Pública Agropecuária em Secretarias Municipais’.

Logo em seguida acontece um debate que terá como moderação o Superintendente de Inovação e Economia Agropecuária (Seapa), Carlos Eduardo Oliveira Bovo. (Ascom/ Seapa)